Breno Sodré: a personalidade por trás das famosas empadas da UFBA

Estudante de gastronomia ganha simpatia vendendo salgados na UFBA

Por Alana Bittencourt

Quem nunca ouviu falar sobre as empadas do “Brenu da empada” dentro da UFBA? Provavelmente, poucas pessoas. Com 21 anos, o estudante de gastronomia Breno Sodré já tem um público cativo e desperta a curiosidade de quem nunca provou sua famosa receita. Mas quem é esse estudante que conquista amigos e clientes, não só com suas receitas, mas também com sua simpatia e simplicidade?

Taperoense, membro de uma família de cozinheiros e empreendedores do ramo alimentício, apesar de gostar muito de Taperoá, cidade onde nasceu, Breno veio para Salvador estudar gastronomia. Porém, sua história na cozinha e nas vendas não começou na capital baiana. Desde pequeno, seu interesse pela culinária era explícito. Atencioso, ele fazia companhia à avó e à tia na cozinha, sempre observando os detalhes na preparação das refeições.

“Eu via a minha avó cozinhando e passava as tardes com minha tia, que cozinhava o tempo inteiro, então, fui aprendendo. Quando eu fui pra Salvador, não sabia fazer feijão, mas sabia todo processo, só por observar”, conta.

Nos finais de semana, adorava se divertir com a prima, que sempre o chamava para fazer pratos diferentes, e isso despertava ainda mais seu encanto pela gastronomia.

Filho de dono de pastelaria, ele aprendeu noções básicas de funcionamento de uma empresa ajudando o pai nos negócios e, com isso, começou a pensar em empreender. Breno então convidou uma tia para fazer parceria na venda de empadas, mas o negócio não deu certo. Por causa da pouca experiência, eles vendiam as empadas a R$ 1, valor que não era compatível com os gastos necessários para manter a produção, assim, decidiram parar de vender.

Certo tempo depois, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) onde cursou o ensino médio, uma professora o incentivou a  voltar a vender. Inspirado nos vendedores de lanches de rua, que enfrentam obstáculos diários, ele começou a pesquisar e a assistir vídeo-aula sobre gerenciamento de micro-empreendimento. Breno conseguiu aprender o suficiente para voltar a vender com um valor acessível, mas que cobriria seus custos e geraria lucro.

“As pessoas que vendem comida nas ruas me inspiram porque muitas vezes elas aprendem a cozinhar sozinhas, e mesmo com a dificuldade de acesso aos ensinos gastronômicos fazem bons lanches, com higiene e cuidados”, argumentou.

Não demorou muito para seus colegas começarem a comprar suas empadas, a produção só aumentava, até que a direção decidiu proibir a venda de alimentos no colégio. Persistente e um tanto corajoso, Breno mais uma vez deu um jeitinho de contornar as dificuldades: mudou o formato das empadas para conseguir colocá-las dentro da sua mochila e continuar vendendo, estratégia que deu certo.

Breno continua trilhando o caminho para a realização dos seus sonhos aqui em Salvador, onde atualmente cursa gastronomia na Universidade Federal da Bahia. Com os conhecimentos que adquiriu no curso, ele incrementou a receita das empadas e passou a fazer tortas para vender na UFBA e  também, para vender ao público externo.

Um tímido famosinho nas redes sociais
Na fase adulta, a timidez quase se tornou um obstáculo na vida profissional e pessoal de Breno, porque o impedia de se relacionar e divulgar seus produtos pessoalmente. Porém, ele  não desistiu. Para contornar essa dificuldade, começou a interagir e divulgar mais os seus trabalhos nas redes sociais, além de fazer terapia.

Atualmente, o Facebook e o Instagram são seus principais meios de comunicação com os clientes e amigos, onde ele divulga horários de vendas, sabores para o dia, locais, sorteios, entre outros serviços. Entretanto, suas redes não servem apenas para o trabalho. “Brenu” é popular também por suas publicações cômicas, comentários e, às vezes, desabafos sobre o cotidiano.

As publicações recebem vários comentários e reações sobre o tema da postagem, até quem não comenta acaba parando para observar as discussões. Essa interação com seus clientes nas redes sociais aumenta cada vez mais o ciclo de amigos e admiradores tanto pessoais, quanto do seu trabalho. “Eu crio um vínculo de amizade com as pessoas que não é falso, estou sempre conversando com todo mundo, comentando as coisas, fazendo e  vendo as postagens. Muito da minha realidade é um pouco da realidade das pessoas também, eu acho que isso é o que cativa as pessoas, aproxima mais.”, opina.

Planos para o futuro
Os sabores mais produzidos e vendidos são de frango e leite condensado, mas há outros sabores que fazem parte do cardápio, como: queijo, carne de sol com purê de aipim, brigadeiro, entre outros. Porém, o cozinheiro das empadas mais cobiçadas da UFBA ainda não consegue atender a todos os pedidos. Breno faz as empadas pela manhã e estuda pela noite, logo, não pode vender em horários e locais diferentes.

Outra cobrança dos consumidores são empadas veganas, sem glúten, sem lactose e fitness. Mas para resolver o problema, ele contratou duas pessoas para vender as empadas pelos campi, e pretende começar a produção das empadas sem glúten e sem lactose em breve.

Para a nossa alegria, ganhar espaço dentro e fora da universidade com as suas receitas faz parte do plano dele  para abrir uma loja física e receber todos os seus clientes. “Minha ideia principal é conseguir conquistar o público dentro e fora da UFBA, para que eu possa abrir um empreendimento, receber meus clientes e pessoas que vão por indicação deles. Até porque não posso abrir algo sem a certeza que as pessoas vão lá”, acrescenta.

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