Cinesia Geek: site valoriza a produção de conteúdo nerd de Salvador

Com 5 mil acessos mensais, o Cinesia Geek foi criado por estudante da UFBA e amigos para divulgar notícias do mundo nerd

Por Luiza Leão

Antes de sair de casa, certifique-se de estar com uma toalha na mochila. Essa será a sua garantia de sobrevivência caso haja um ataque alienígena e você precise de uma carona pelo espaço. Essa proposição faz parte do livro: “Guia dos Mochileiros da Galáxia”, do escritor Douglas Adams. Hoje, 25 de maio, se comemora o dia da toalha em homenagem ao escritor da obra de ficção científica e também refere-se à première do primeiro filme da série Star Wars, outro símbolo do universo nerd, exibido em 1977.

Os nerds  são pessoas que não se contentam com o conhecimento raso a respeito das coisas, vão à fundo. Quando seus interesses são voltados para tecnologia, livros, filmes e séries, são denominados Geeks. Há também a categoria otakus, fãs da cultura oriental, animes e mangás.

cinesia-geek2O baiano Victor Fonseca, 21 anos, é um geek e não se conforma em apenas assistir um episódio de sua série preferida. Estudante do primeiro semestre de Jornalismo, ele sabe detalhes e curiosidades de roteiro, direção, atuação, etc. das mais de 40 séries que acompanha. E ainda brinca: “Não sei como tenho vida social”.

Se sentindo incomodado com a ausência de conteúdo nerd produzido em Salvador, juntou mais dois amigos e criou, há um ano, o site Cinesia Geek. Além de críticas sobre filmes, séries e histórias em quadrinhos, a plataforma, que recebe cerca de cinco mil visualizações por mês, divulga eventos e sorteia produtos para os seus leitores.

Clube de Cinema Bahia foi o primeiro nome dado à ideia de criar um site, surgida em 2012. Entretanto, já que cinema e outras temáticas do universo geek também seriam abordadas, mudou de nome: Cultura em Evidência. Mas só no início do ano passado, o Cinesia Geek nasceu, cuja proposta se aproxima com a do Omelete, maior site de cultura nerd do Brasil.

 

Postagens

A periodicidade nas postagens é fundamental para fidelizar o público leitor. Por isso, no Cinesia Geek são divulgadas cerca de duas notícias por dia e uma crítica semanal de um filme recém estreado. Cada um dos cinco colaboradores se divide para escrever sobre uma das categorias do site: cinema, série, games, livros e histórias em quadrinhos. Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, auxiliam na divulgação dos conteúdos.  

O acesso às salas de cinema em estreias e pré-estreias se deu através da parceria com a Espaço Z, agência de assessoria de comunicação do mercado cinematográfico e entretenimento, com sede em Salvador. Assim, o Cinesia Geek tem acompanhado as novidades dos telões e recebido brindes: boxes de dvd, pôsteres e ingressos de cinema que são sorteados para os leitores.

Notícias a respeito de bens de consumo, com estampas e criações com personagens do universo geek, segundo Victor, têm mais acesso e mais compartilhamentos. O engajamento nesse tipo de postagem é tão grande, que um post do Cinesia Geek sobre esse tipo de conteúdo já teve mais de 30 mil curtidas, quando compartilhado por uma página de grande alcance nacional. Pretendem instalar o midia kit,  dispositivo capaz de monetizar as postagens, a fim de obterem recursos através de postagens, anúncios e publicidades.

As maiores dificuldades apontadas por Victor tem a ver com a falta de tempo dos jovens que estudam e trabalham. Por esse motivo, a ideia de virarem também Youtubers está de standby. O estudante de jornalismo admite que os conhecimentos adquiridos na Faculdade de Comunicação tem provocado melhora em seus textos, aumentando o alcance das publicações do site. O jornalismo também foi a escolha dos seus super-heróis preferidos: Superman e Homem Aranha. Seria mera coincidência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *