Encontro Corpo e Moda: a relação de ambos na sociedade globalizada

Evento promoverá troca de conhecimento sobre as relações entre corpo e moda na Casa de Castro Alves (Centro Histórico)   

                                                                                                       Por Rafaela Fleur

Com o objetivo de instigar o olhar para o universo da moda a partir da relação do corpo com o cotidiano numa sociedade globalizada, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do IHAC (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências), e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promovem, em Salvador, no dia 10 de novembro, a primeira edição do Encontro Corpo e Moda – uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura ,  coordenado pela professora Dra. Renata Pitombo Cidreira.

O evento, que começará à partir das 16h e terá entrada gratuita, acontecerá no espaço cultural Casa de Castro Alves (Santo Antônio Além do Carmo), terá como convidada a Profa. Dra. Beatriz Ferreira Pires, da Universidade de São Paulo (USP) / Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Autora dos livros O Corpo como Suporte da Arte – Piercing, Implante, Escarificação, Tatuagem (2005) e Corpo Inciso, Vazado, Transmudado – Inscrições e Temporalidades (2009). Beatriz fará uma palestra sobre o conceito Body Modification, usado para designar as modificações corporais executadas nas mais diversas formas – usando desde produtos químicos até intervenções cirúrgicas.

Compõe ainda a programação do encontro a abertura da exposição Imagem de Moda: Vitrina e Cotidiano, de autoria da Profa. Dra. Renata Pitombo Cidreira. A mostra reúne fotos de vitrines de grandes marcas de moda produzidas em Paris, Milão e Madrid em 2010, 2014 e 2016. Os visitantes poderão ver registros de maisons como Chanel, Dior, Prada, Armani e Lanvin. “O interesse por elas está para além do lançamento de tendências. As fotos procuram evidenciar a força da imagem, enquadramentos, narrativas possíveis e o aguçamento do desejo de fazer parte daquele mundo num movimento de transposição imaginária”, conta Renata.

A Casa de Castro Alves, espaço integrado de memória, cultura popular, arte e educação, também receberá, às 17h30, música ao pôr do sol, com apresentação do coral caetanUFBA. O grupo de extensão da universidade foi criado em 2012 com o objetivo homenagear Caetano Veloso pelos seus 70 anos. A direção do coral é assinada pelo maestro Carlos Bernas, com o apoio da Profa. Dra. Marilda de Santana, vice-coordenadora do BI em Artes, IHAC/UFBA.  Para fechar a programação, noite de autógrafos com publicações da Profa. Dra. Beatriz Ferreira Pires.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *