Após 18 anos, UFBA sedia o VIII Seminário Internacional e XVII Seminário Nacional Mulher e Literatura

O evento tem o compromisso de dar continuidade à divulgação da linha de pesquisa mulher e literatura                          

Por: Glenda Dantas

De 17 a 20 de setembro acontece no, Instituto de Letras da UFBA, o VIII Seminário Internacional e XVII Seminário Nacional Mulher e Literatura. O evento que teve sua primeira edição  na UFBA em 1999 retorna agora, 18 anos depois, com o tema “Mulher e Literatura: transgressões, descentramentos, subversão”.

O seminário é organizado por Nancy Rita Ferreira Vieira e Milena Britto de Queiroz (ILUFBA), com o apoio do NEIM e de docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade do Estado da Bahia UNEB), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O evento tem o compromisso de dar continuidade à divulgação da linha de pesquisa mulher e literatura, que, após as últimas décadas, tem encontrado espaço nos programas de pós-graduação das universidades brasileiras; congregar os estudiosos do tema do país e do exterior, com o intuito de divulgação e intercâmbio de saberes, por fim propagar os resultados das pesquisas nessa área temática.

A programação conta com  conferências, mesas plenárias, mesas temáticas, sessões de comunicações e de depoimentos. Por meio dessas atividades  serão divulgadas as pesquisas que hoje constituem o referencial do Grupo de Trabalhos A Mulher na Literatura. As sessões serão facultadas também ao público das graduações em Ciências Humanas, com o intuito de ampliar o interesse por futuras pesquisas na área de Crítica Feminista.  

No âmbito das relações entre Arte, Literatura e Cultura, serão feitas  performances culturais, envolvendo artistas e expressões artístico-literárias.

A promoção do evento é da Universidade Federal da Bahia, através do Departamento de Letras Vernáculas (ILUFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura.

As inscrições são feitas através do site.  A partir do dia 10 de setembro haverá virada de preços.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *