Estudantes e professora de Jacobina são selecionados para intercâmbio cultural em Portugal com o projeto “Era Uma Vez… Brasil”
Quinze representantes da rede pública de ensino de Jacobina — 14 estudantes e uma professora foi convocado para participar do intercâmbio cultural do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, que em sua 9ª edição levará mais de 120 alunos e professores brasileiros a Portugal em novembro.
Durante dez dias em novembro, os jacobinenses embarcam com destino a Lisboa para viver uma intensa imersão sociocultural. Além de conhecer museus e monumentos históricos, o grupo visitará escolas portuguesas e trocará experiências com estudantes locais. A iniciativa não é apenas uma viagem internacional, mas o ápice de um processo pedagógico que, ao longo de 2025, percorre quatro etapas e convida alunos e professores a refletirem criticamente sobre a formação da identidade brasileira.
Com o tema “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”, a nova edição propõe um olhar mais inclusivo e plural sobre o passado, questionando as narrativas oficiais que historicamente silenciaram ou marginalizaram contribuições fundamentais desses povos. O projeto atua diretamente nas salas de aula do 8º ano, com uma abordagem que articula pesquisa histórica, produção artística e vivências culturais. Só em Jacobina, mais de 500 alunos participaram das etapas iniciais neste ano.
Os jovens selecionados conquistaram a vaga a partir de um processo educativo que envolveu produção de HQs e participação em oficinas durante a etapa imersiva “Campus de Arte-Educação”, onde também criaram curtas-metragens abordando temáticas ligadas à ancestralidade, identidade e resistência. O livro lançado reúne as 100 melhores histórias em quadrinhos produzidas nos 14 municípios participantes — de quatro estados brasileiros — e será distribuído em bibliotecas do Brasil e de Portugal.
A participação de Jacobina na iniciativa é fruto de uma parceria entre Jacobina Mineração Pan American Silver, patrocinadora local do projeto, e a Secretaria Municipal de Educação, além do apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal.