Projeto SOBEJO leva arte e empoderamento ao Subúrbio de Salvador
O projeto tem o intuito de discutir formas de combater À violência de gênero e feminicídio
No dia 03 de agosto, estreia o projeto ‘SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio’, que visa conscientizar e combater a violência de gênero e feminicídio. O encontro reúne especialistas em proteção à mulher, artistas e poetas da comunidade. A iniciativa visa promover um diálogo sobre o tema por meio da união de linguagens artísticas como teatro, poesia, literatura e audiovisual. O evento é gratuito, e acontece nos bairros de Itacaranha, Paripe, Plataforma e Ilha de Maré.
O projeto, que é um desdobramento do espetáculo solo SOBEJO, foi idealizado pela atriz, produtora e mediadora cultural Eddy Veríssimo, e tem como foco as mulheres residentes nas periferias, especialmente as mulheres negras e a comunidade LGBTQUIAPN+.
A intenção do projeto é unir forças com associações de moradores, poetas e artistas da comunidade do Subúrbio, ONGs e palestrantes relacionados aos acolhimento e proteção da mulher. Bem como, oferecer um espaço de acolhimento, empoderamento e provocar mudanças sociais nessas mesmas regiões.
O encontro inclui atividades como a apresentação do espetáculo “SOBEJO”, dirigido por Luiz Buranga e estrelado por Eddy Veríssimo, sarau com poetas das próprias comunidades, e a exibição da websérie “SOBEJO – Processo Indeferido”. Cada evento será acompanhado por debates com especialistas em violência doméstica e de gênero, ampliando o alcance das discussões sobre essas questões.
Para Eddy Veríssimo, executar esse projeto é “Compreender que a arte é política para sensibilizar sobre temas dolorosos, já que por meio dela este processo pode se tornar mais acessível. Com isso, o interesse de realizar ações políticas-sociais sempre me motivou à criação artística, principalmente sendo uma moradora do subúrbio ferroviário, mulher preta, que ao longo dos meus 19 anos de carreira venho promovendo ações que caminham na direção de oportunizar o acesso à arte e a cultura para todos através de atividades artísticas e de mediação cultural”, afirma a produtora cultural.
Os encontros acontecem nas escolas e associações de moradores das regiões. As atividades contarão com recursos de acessibilidade como audiodescrição e interpretação em Libras para mediar a comunicação com pessoas surdas. Para mais informações, basta acessar o instagram do projeto.
O projeto SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, e conta com o apoio financeiro da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
O quê? SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio
Quando? Agosto e Setembro de 2024
Onde? Itacaranha, Paripe, Plataforma e Ilha de Maré
Quanto? Gratuito
Informações: @sobejo.espetaculo