Regional do MinC inaugura Quintal Cultural

Por Carla Letícia

No último sábado, 28, a sede da Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia deu o primeiro passo para o nascimento de um novo espaço destinado à cultura. O Quintal Cultural é uma iniciativa do Movimento Canteiros Coletivos, em parceria com o MinC Bahia-Sergipe, para a transformação da área (que fica ao fundo da casa que sedia a Regional) em um local público de divulgação cultural e intervenção artística. Durante todo o dia, foram dados os primeiros passos para lançamento do Quintal, com rodas de conversa sobre ideias para o projeto.

Funcionários do MinC e integrantes do Movimento receberam um grupo de mães de funcionários da Funceb e o cordelista Antônio Barreto, no encontro que foi inteiramente aberto à comunidade. Apesar de não haver uma programação definida, o convite foi extensivo a participações artísticas e apresentações culturais diversas.

Segundo Cristina Cruz, coordenadora de editais da Representação Regional, a reunião foi um marco zero para o projeto de requalificação e ocupação do quintal. “Procurávamos a algum tempo um encaminhamento para essa área. Já que não tínhamos a estrutura ideal para algo maior, começamos a buscar pessoas que tivessem ideias e, assim, encontramos o [Movimento] Canteiros”, conta. Débora Didonê, integrante do Movimento, diz que a causa foi abraçada imediatamente. “Hoje estamos aqui com uma folha em branco nas mãos, onde precisaremos da participação popular para dar continuidade a esse espaço de uso público”, afirma.

MOVIMENTO

O Canteiros Coletivos é uma iniciativa autônoma de recuperação de praças e canteiros abandonados da cidade de Salvador. “Temos livre arbítrio para usar espaços urbanos como meios de divulgação de nossa cultura. Funcionamos obedecendo a lógica da gestão participativa e não forçamos nenhuma contribuição”, segundo Débora as pessoas tem total liberdade para integrar o movimento quando e como quiserem. Apoiadora do movimento, Cristina defende a atuação popular na sede do Ministério: “É algo da lógica atual o incentivo de experiências coletivas e colaborativas, e o Ministério apoia totalmente essas atividades”.

Gicélia Souza visitou o encontro e parabeniza: “Isto que fazemos é promover a qualidade de vida, proporcionando o contato cada vez mais próximo com a cultura. Espero que possamos nos tornar multiplicadores dessa ideia”.

O próximo encontro com a comunidade para o direcionamento do Quintal Cultural está previsto para o início de maio. Mais informações serão divulgadas na página do MinC no facebook.

DSC_4926
Roda de conversa para decidir os rumos do Quintal Cultural. Fotos: Carla Letícia

 

 

DSC_4941

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *