Semana de Fotografia na Facom debate mercado de fotografia em Salvador

Mesas realizadas abordaram a fotografia como forma de empreender e como publicidade

Por Lua Gama

Os amantes da fotografia podem conhecer mais sobre suas áreas de interesses que ocorrem no auditório da Facom, até a próxima sexta-feira (26). A Semana de Fotografia, promovida pelo Labfoto, começou na última segunda (22), com a abertura do fotógrafo Wagner Souza e Silva, que realizou a palestra “A fotografia na era de sua autonomia midiática”.

Já na tarde da última terça-feira (23), as fotógrafas Lorena Vinturini, Tayse Argôlo e Fabíola Freire contaram como conseguiram transformar um hobby em negócio e deram dicas de empreendedorismo, na mesa “Quero viver de fotografia. E agora?”. Dodô Villar contou um pouco sobre o ramo da fotografia publicitária na mesa “Mercado fotográfico na moda e na publicidade”.

(Fotos: Luisa Calmon e Taciana Pereira/Labfoto)
(Fotos: Luisa Calmon e Taciana Pereira/Labfoto)

Durante a palestra, Fabíola afirmou que o profissional não deve agir apenas como fotógrafo, mas também como gestor, já que ele é o próprio patrão.“É preciso ter consciência que tudo que entra [capital] vai para a empresa”, conta. Para ela, é preciso repensar a necessidade de se manter um estúdio fotográfico e adquirir novos equipamentos, já que a situação financeira atual não favorece o profissional que queira empreender.   

Por causa disso, Fabíola alerta que é importante o profissional da fotografia saber quanto custa financeiramente o negócio. Como dica, a fotógrafa indicou que o profissional faça um levantamento de gastos fixos e variados (equipamentos, funcionários, gastos extras) e o faturamento adquirido em cada ensaio produzido. Além disso, é essencial esclarecer ao cliente o motivo por cobrar determinado valor.

Já Lorena Vinturini abordou o fluxo de trabalho de um fotógrafo e contou algumas curiosidades, como o total de 43 etapas entre o atendimento primário ao cliente e a entrega final do material produzido. “É preciso estar ciente de quanto tempo é gasto para executar todo esse processo com cada cliente, porque isso facilita que o fotógrafo saiba quantos trabalhos poderá realizar no mês”, explica. 

Uma qualidade que Lorena enfatizou como fundamental para quem deseja trabalhar apenas com fotografia é ter disciplina e seguir um cronograma de trabalho, já que o profissional na maioria das vezes trabalha em casa. Para isso, ela usa a tecnologia como sua aliada, por meio de aplicativos como Pixieset, Feed Master e Unfold.

No mercado de trabalho
Já Tayse Argôlo levou para o público a importância do profissional se colocar corretamente no mercado. Antes de abrir um negócio, o fotógrafo deve escolher o nicho que deseja atuar e conversar com profissionais que já trabalham na área escolhida. Tayse explica que, para ter sucesso, é preciso entender qual é o público que o profissional deseja atrair, as exigências do mercado e saber como se diferenciar dos concorrentes.

(Fotos: Luisa Calmon e Taciana Pereira/Labfoto)
(Fotos: Luisa Calmon e Taciana Pereira/Labfoto)

Além disso, ela lembrou que o fotógrafo deve passar segurança e autenticidade ao cliente. Para ela, é importante que o profissional divulgue seu trabalho sempre que possível, a comunicação “boca a boca” é aliada do profissional. “No ramo da fotografia, o cliente costuma contratar um profissional indicado por alguém”, diz.

Fotografia e publicidade
A fotografia também foi tema de debate nesta terça-feira (23), com a palestra de Dodô Villar, que atua no ramo da fotografia publicitária em Salvador há três anos e contou um pouco da rotina do fotógrafo nesta área.

Durante a palestra, Dodô Villar explicou que a foto publicitária é mais artística e planejada por uma direção de arte antes do fotógrafo fazer o registro, visto que ela tem o objetivo de vender, divulgar ou conscientizar algo para determinado público. Dessa forma, é preciso ter ter conhecimentos técnicos sobre direção de arte e publicidade prévios.

(Fotos: Luisa Calmon e Taciana Pereira/Labfoto)
(Fotos: Luisa Calmon e Taciana Pereira/Labfoto)

A rotina ainda tem que se adequar aos prazos apertados das campanhas publicitárias, por isso é importante ter um planejamento que possa prever todas as dificuldades que o profissional pode encontrar durante a execução do projeto. Ele ressaltou a importância de ter um backup do material físico que o fotógrafo vai utilizar (baterias, flash, câmeras e outros equipamentos).

Apesar de o mercado não estar no melhor momento em Salvador, ele acredita que existem boas perspectivas para quem se qualifica. “Há espaço para o profissional que esteja devidamente qualificado na área”.

Semana de Fotografia
Acontece desde segunda (22) na Faculdade de Comunicação da Ufba, a Semana de Fotografia, promovida pelo Labfoto. Várias atividades como palestras, debates, oficinas, exposições, leituras de portfólio e varal fotográfico sobre temas que giram em torno da produção e pesquisa da fotografia no Brasil, estão sendo realizadas nas dependências da Faculdade. Confira abaixo, a programação para os próximos dias. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Confira a programação completa abaixo:

Quinta-feira (25)

Mesa de debate – 15h

Fotoativismo

Convidados: Adeloyá Magnoni, Juh Almeida, Edgar Azevedo e Mavi Morais

 

Oficina – 16h30

Retrato fotográfico

Convidado: Dudu Assunção (15 vagas)

 

Palestras – 19h

Picture Ahead: a kodak e a construção do turista-fotógrafo

Convidada: Lívia Aquino

 

De que são feitos os sonhos: a importância do projeto na obra fotográfica

Convidado: Paul Coqueiro

 

Sexta-feira (26)

 

Mesa de debate – 14h

Fotografia de Cinema

Convidados: Bárbara Wagner e José Francisco Serafim (Ufba)

 

Palestras – 19h

Os sacudimentos: a reunião das margens atlânticas

Convidado: Ayrson Heráclito (UFRB)

 

Os comprometimentos do olhar

Convidado: Rodrigo Rossoni (Ufba)

 

Projeção fotográfica – 21h

Olhos da Rua

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