Agenda Indica: 3 livros nacionais para passar o tempo

Por: Laisa Gama

Mais uma sexta e mais uma indicação. Hoje, nosso quadro apresenta  opções de leitura. Mas não de quaisquer livros. Livros Nacionais. Vivemos em uma época de crise literária. Além da própria pandemia sendo um causador de problemas econômicos que tiveram impacto no mercado literário, recentemente a Receita Federal informou que os livros no país podem vir a perder sua isenção fiscal, isso porque segundo o órgão público, eles são mais consumidos pela classe mais rica da sociedade. 

Com a perda da isenção fiscal, os livros que já são caros, vão se tornar mais caros ainda, dificultando a aquisição por pessoas de baixa renda. Vemos cada vez mais a importância de valorizarmos esses documentos, e depósitos das mais diversas culturas e áreas, principalmente quando falamos de literatura nacional, setor que não possui incentivo qualitativo por parte do Governo. O Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre os anos de 2015 a 2019, de acordo com dados coletados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Essa defasagem de leitores impacta também em quem produz esse tipo de conteúdo. 

Assim, vemos a importância de valorizar o trabalho nacional da área literária. Confira abaixo 3 livros nacionais de diferentes gêneros, feitos por escritores atuais. Até a próxima sexta!

Jantar Secreto 

Para quem está familiarizado com “Bom dia, Verônica”, que recentemente teve uma adaptação para a Netflix, não pode deixar de conferir essa obra de Raphael Montes, escritor carioca do gênero policial e investigativo. Mas ouso dizer que ele não é para todo mundo. Quem não tem um estômago forte, pode ter uma dificuldade maior ao ler esse livro recheado de descrições.

Em Jantar Secreto, livro publicado pela primeira vez em 2016, vamos conhecer a história de um grupo de amigos com uma crise à espreita. A falta de dinheiro e o aluguel vencido faz com que eles procurem formas de poder se manter. Vindos do interior e estudantes, eles não podem correr o risco de ficar sem algum lugar para morar. Assim recorrem a um negócio perigoso que vai mudar completamente a vida de todos ali. 

Eles começam a investir no ramo culinário, produzindo jantares para seletos grupos. Mas não com qualquer tipo de comida. Serviriam carne humana.

Perdida

Para quem gosta de romances de época, trago essa opção maravilhosa. Foi o livro de estreia da escritora Carina Rissi que já vem há alguns anos construindo uma vasta coleção dos mais variados romances e conquistando cada vez mais os seus leitores. “Perdida” foi publicado pela primeira vez em 2013 e nele nós vamos acompanhar Sofia, uma mulher completamente dependente da tecnologia, que não sabe como viver sem, e acaba se encontrando numa situação um tanto inusitada.

Depois de ter comprado um celular novo, ela acaba voltando no tempo, indo parar no século 19, sem saber como chegou ou como poder voltar para sua época. Desesperada por estar em um mundo completamente diferente do que havia crescido, ela acaba conhecendo Ian Clarke, que a acolhe para junto de sua família enquanto Sofia se mostra “desorientada” nessa aventura.

E para quem gostar dele, não se preocupe, porque tem continuação! A série já tem cinco livros lançados e a escritora ainda vai lançar mais um, finalizando todas as histórias. Nas sequências conhecemos outras histórias e romances que vão além de Ian e Sofia, é uma leitura muito leve e viciante!

Mulheres

Minha última indicação é feita com muito carinho. Esse livro é um mix de texto e imagens, o que dá a possibilidade de uma leitura mais rápida. O projeto de Carol Rossetti iniciou em 2014, quando a autora começou a se obrigar a manter uma rotina de desenhos, o que ela não esperava é que se tornaria muito maior do que ela imaginava.

Neste livro, estão um conjunto de imagens e textos que buscam retratar as mulheres em suas mais diversas facetas. Partindo de uma visão interseccional, Carol decidiu retratar apenas personagens femininas por uma questão de identificação, mas ela fez questão de deixar claro que não é um projeto exclusivo. O livro vem com uma grande quantidade de visões e situações que as mulheres passam, independente de sua orientação sexual, identidade de gênero  ou raça. As mensagens, mesmo que curtas, tem muito significado e nos levam a perceber questões que vão além de nossa própria bolha existencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *