Cultura, fé e tradição: Confira a programação da Festa de São Roque e Omulu
Por Cleo Assis
Banho de pipoca, roupas brancas, agradecimentos e orações representam a religiosidade da festa de São Roque e Omolu, que acontece no próximo dia 16 de Agosto. A comemoração, que mistura elementos católicos e candomblecistas, exemplifica o sincretismo religioso da cidade e ocorre no Santuário de São Lázaro e São Roque, no bairro da Federação, incluindo missas, celebrações e também a tradicional lavagem das escadarias da igreja, homenageando Omolu.
De acordo com o site da Arquidiocese de Salvador, a programação se inicia um pouco antes, nas segundas-feiras, entre 28 de julho e 11 de agosto, com o Tríduo. No dia 16, o dia começa com a alvorada, às 5h da manhã, e segue com missas até às 18h. Destaque para a missa das 9h, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, e para a Missa Festiva, às 15h, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.
No mesmo dia 16, acontece a Caminhada Azoany (Omolu), na sua vigésima sétima edição. O movimento, que caminha contra o fim da intolerância religiosa, se inicia às 10:30, com a missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, seguida pela concentração para às 12h, e então a caminhada, às 13h, reunindo fiéis de toda a cidade em direção ao Santuário de São Lázaro e São Roque.
São Roque é conhecido como padroeiro dos inválidos, e protetor contra as pestes. É símbolo de fé em tempos de crise. Sua história, marcada pela epidemia da peste negra, reforça o cuidado aos diversos doentes que ajudou em vida. Já Omolu ou Obaluae, o orixá da cura, também tem sua história marcada pela conexão com os enfermos. Ele, que segundo os registros litúrgicos das religiões de matriz africana, nasceu com muitos ferimentos devido às brigas de seus pais, Nanã e Oxalá, foi acolhido por Iemanjá, que o ensinou a curar doenças e superar adversidades. Devido às suas semelhanças, ambos são frequentemente sincretizados.
A Festa de São Roque e Omulu tem menor repercussão e visibilidade do que outras celebrações culturais e religiosas que marcam o calendário de festejos soteropolitanos. Mas ela também carrega consigo muito da tradição e da fé, que são símbolos da aculturação e da diversidade características de Salvador.
Localização:
A Igreja de São Lázaro e São Roque fica localizada na Rua Prof. Aristides Novis, 203, Federação, Salvador, BA. Na praça de entrada da comunidade de São Lázaro e ao lado do campus da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.