Bate-papo de lançamento do livro Jazz argentino, la música “negra” del país “blanco” acontece na EMUS

O evento é uma ação do grupo Latitudes Latinas e conta a com a presença da professora Berenice Corti

A professora argentina Berenice Corti participa, nesta terça-feira (26), do bate-papo Reflexões sobre cultura e identidade de raça e classe a partir da música. Na oportunidade, ela também fará o lançamento do livro Jazz argentino, la música “negra” del país “blanco” de sua autoria. Os eventos acontecem às 9h, na sala 102 da Escola de Música.

A ação é uma realização do grupo Latitudes Latinas, um projeto que integra as atividades de extensão do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC). E que contempla atividades voltadas à difusão da arte, da cultura e do pensamento crítico latino-americano.

A partir de interrogações sobre a história e a atualidade do jazz na argentina, o livro aborda discussões que vinculam a música popular com os processos sociais de significação, a mestiçagem racial e identidade pelo viés dos recentes debates sobre os espaços da cultura afro no atlântico negro. A publicação foi premiado pela Iaspm’s Book Prize como primeira obra em idioma não inglês para livros dedicados ao estudo da música popular no mundo.

Berenice é criadora do blog jazz y cultura e pesquisadora de música e cultura no Instituto de Investigación en Etnomusicología de la Ciudad de Buenos Aires e professora no Conservatório Manuel de Falla e na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires.  Ela, que já coproduziu conteúdos de jazz aqui para o Latitudes Latinas, também produziu e integrou a produtora independente Jazz Club (1997-2000) e o Centro Cultural Konex (2002-2004), além de ter publicado diversos artigos sobre jazz argentino e latino americano.

O evento de lançamento do livro contará com a  apresentação musical da turma de canto popular da professora Ana Paula Albuquerque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *