Abertura do Congresso da UFBA é marcada por defesa da Universidade Pública

Na ocasião  foi feita a instalação de um medidor dos cortes na ciência e na tecnologia feitos pelo governo desde 2015

Por Kelven Figueiredo

O Batuque dos meninos do grupo Alabês, o canto do Coral da Escola de Música e um cortejo fúnebre lamentando a morte da justiça brasileira marcaram a cerimônia de abertura do Congresso da UFBA, que aconteceu ontem (16), no Salão Nobre da Reitoria. O evento contou ainda com Oficina de Frevos e Dobrados,  3ª Mostra Gráfica e a instalação do “Tesourômetro”, um painel que contabiliza a redução de investimentos em ciência e tecnologia desde 2015.

A cerimônia foi mediada pelo  reitor João Carlos Salles e  reuniu algumas centenas de pessoas que insatisfeitas com o governo atual discursavam suas ideias, medos e se articulavam para a resistência. Também estiveram presentes reitores de outras universidades federais, o presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Superior de Ensino (Andifes), o vereador Hilton Coelho e todos os diretores das unidades  da UFBA.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) também esteve presente e deu voz a seu discurso através da representante e Secretária Geral da UNE, Mariana Jorge. Em discurso, ela considerou o ato organizado a favor da universidade pública “um grande símbolo de resistência”. Ela  ainda anunciou a Caravana Nacional, que será lançada na próxima quinta-feira (19). O grupo organizado pela UNE vai rodar todas as universidades do Brasil a fim de construir uma campanha para definir o modelo de educação brasileira que os estudantes desejam.

O frequente “Fora Temer!”, entre as manifestações, deixaram evidente a indignação geral. Alunos, professores, servidores e convidados pareciam estar determinados e prontos para defender a “Universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”. Salles pontuou que os cortes nas áreas de educação e pesquisa afetam seriamente um projeto nacional. “Nós estamos lutando com nossas condições próprias para preservar e garantir a pesquisa na universidade, mas certamente projetos de longo alcance podem ser prejudicados”, alertou.

“Mataram a justiça brasileira. Quem irá julgar os assassinos da Justiça?” este foi o questionamento que o cortejo fúnebre deixou para o público que aplaudiu de pé a encenação. No final, os artistas convidaram a sociedade para castigar “os assassinos da justiça brasileira”. Teve também o ensaio do Canto-coral da Escola de Música, que junto com o público, cantou o jingle “Em defesa da universidade pública”. No Youtube, a canção já conta com mais de 7 mil visualizações.

O evento ainda contou com o discurso da professora Lenira Rengel que falou em nome de toda a Escola de Dança da UFBA contra toda e qualquer censura. Confira a mensagem na íntegra:

Tesourômetro – O painel eletrônico instalado na porta da Reitoria da UFBA denuncia, em tempo real, o impacto dos cortes na educação e na ciência desde 2015. O valor registrado já ultrapassa 14 bilhões de reais. O equipamento é fruto de uma parceria da Universidade com a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) e faz parte da campanha “Conhecimento Sem Cortes”, realizada por cientistas, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos.  

Para Salles,  o Tesourômetro é um alerta para o que está sendo reduzido de investimento para a ciência do país. Ele defende que a instalação do equipamento em vários locais é importante para que a comunidade tenha consciência da gravidade da redução desse orçamento.

O congresso dura até a próxima quarta-feira (18) e possui programação extensa  todos os dias. O evento tem o objetivo de ser um espaço de reflexão ampliada e aprofundada sobre a Universidade, suas heranças e perspectivas além de abordar o papel social da universidade que favorece o estabelecimento de políticas mais bem definidas para as diversas dimensões da UFBA, enquanto instituição pública, gratuita e de qualidade.

Neste ano, o evento substitui o SEMENTE como espaço de interlocução entre os mais diversos saberes produzidos nos programas de assistência estudantil e de fomento à pesquisa, extensão e ensino na UFBA. Com o intuito de criar mecanismos que componham articulações entre as temáticas envolvidas e os diversos projetos contemplados. O evento oferece novas perspectivas na busca por uma universidade mais democrática e de excelência, que produza e dissemine conhecimentos socialmente referenciados.
A cerimônia de abertura pode ser conferida no canal do Youtube da TV UFBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *