Antirracismo para além das hashtags: Pet Comunidades Populares indica 12 livros para entender

Bolsistas apontam obras para compreender o racismo e manter um posicionamento fora das redes sociais

Por Geovana Oliveira*

Faz 10 dias que o assassinato do estadunidense negro George Floyd por um policial branco desencadeou uma série de manifestações em Minneapolis, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, onde exatamente uma semana antes João Pedro – menino preto de 14 anos – foi morto pela polícia dentro da própria casa, as manifestações se reacenderam nas redes sociais. Diante das diversas hashtags e posicionamentos antirracistas que explodiram em plataformas como o Twitter e o Instagram, pensadores, influenciadores e ativistas negros suscitaram a discussão sobre como essas pessoas poderiam de fato contribuir para o fim do racismo. Entre as sugestões, havia algo simples: estudar. 

Pensando nisso, a Agenda pediu aos bolsistas do PET Comunidades Populares e Urbanas da UFBA, projeto de extensão que tem como eixos a educação étnico-racial e de gênero, algumas sugestões de obras para os estudos antirracistas. O grupo, que estuda autores e autoras negras para orientar seus trabalhos, indicou 12 livros, além de uma lista de filmes para assistir. 

Para quem está iniciando as leituras sobre o racismo, indicaram seis livros:

Ensinando a Transgredir – Bell Hooks
Sinopse: Em ‘Ensinando a transgredir’, Bell Hooks  – escritora, professora e intelectual negra insurgente – escreve sobre um novo tipo de educação, a educação como prática da liberdade. Para Hooks, ensinar os alunos a “transgredir” as fronteiras raciais, sexuais e de classe a fim de alcançar o dom da liberdade é o objetivo mais importante do professor. 

Segundo Bell Hooks , a educação como prática da liberdade é um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender. Ensinando a transgredir registra a luta de uma talentosa professora para fazer a sala de aula dar certo.

Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 288

Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
Sinopse: Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. Neste manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro fala de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos, a escritora apresenta caminhos para quem deseja aprofundar a percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Para Djamila Ribeiro, a prática antirracista é urgente e se faz no cotidiano. E mais: é uma luta de todas e todos.

Editora: Companhia das Letras
Páginas: 136

Mulheres, Raça e Classe – Angela Davis
Sinopse: Uma das obras mais importantes de Angela Davis, esse livro é fundamental para se entender as nuances das opressões. Começa tratando da escravidão e de seus efeitos, da forma pela qual a mulher negra foi desumanizada, e dá a dimensão da impossibilidade de se pensar um projeto de nação que desconsidere a centralidade da questão racial, já que as sociedades escravocratas foram fundadas no racismo. 

Editora: Boitempo
Páginas: 248 

O perigo de uma história única – Chimamanda Ngozi
Sinopse: Para quem quer entender a fonte do preconceito, a primeira palestra feita por Chimamanda no TED Talk, hoje um dos vídeos mais acessados da plataforma, tem também seu formato em livro. Nele, ela reflete o que realmente sabemos sobre outras pessoas e como criamos a imagem que temos de cada povo. Considerando que nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto.

Editora: Companhia das Letras
Páginas: 68 (livro de bolso)

Romance “O caminho de casa” – Yaa Giasi
Sinopse: O romance de estreia da escritora Yaa Giasi, que alcançou a disputada lista dos mais vendidos do The New York Times, conta a história de duas irmãs nascidas em aldeias tribais diferentes, em Gana, no século XVIII. Uma delas, Effia, a moça mais bonita do lugar, é vendida pelos pais para um colonizador inglês chamado James, e cumprirá seu destino no conforto das salas palacianas do Castelo de Cape Coast. Mas sua irmã Esi não teve tanta sorte: encarcerada abaixo dos aposentos de Effia, no calabouço das mulheres do castelo, ela logo será embarcada com destino à América, onde será vendida como escrava.”

Editora: Rocco
Páginas: 448

Poesia “Por que vender miscigenação” – Gabriella Pitta
Gabriella é egressa do PET e estudante de Pedagogia na UFBA. Sua obra, assim como o romance Caminho de Casa, foram sugeridos pelos bolsistas do pet por acharem importante ressaltar que, além das obras de militância e mais politizadas, existem pessoas africanas e pessoas próximas a nós produzindo romances e obras líricas  que também são lindas e merecem ser apreciadas.

Leia a poesia aqui: https://drive.google.com/file/d/1Ti0bOCgBT2hfQ1KteW1zFUkhZeoDvD8k/view?usp=sharing

Outras seis obras foram indicadas para quem deseja aprofundar as leituras

Corpo negro caído no chão : o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro – Ana Luiza Flauzina
Sinopse: Tomamos o racismo como uma doutrina, uma ideologia ou um sistema sobre o qual se apóia um segmento populacional considerado superior, por causa de características fenotípicas ou culturais, a fim de conduzir e subjugar um outro, tido como inferior. Além de todos os aspectos presentes na definição, destacamos expressamente o caráter desumanizador inscrito na concepção de racismo. Em última instância, o racismo serve como forma de catalogação dos indivíduos, afastando-os ou aproximando-os do sentido de humanidade de acordo com suas características raciais. Essa peculiaridade faz dele uma das justificativas mais recorrentes nos episódios de genocídio e em toda sorte de vilipêndios materiais e simbólicos que tenham por objetivo violar a integridade dos seres humanos. (Ana Luiza Pinheiro Flauzina).

Editora: Contraponto
Páginas: 188

A liberdade é uma luta constante – Angela Davis
Sinopse: A obra reúne uma ampla seleção dos artigos, discursos e entrevistas de Angela Davis, realizados em diferentes países entre 2013 e 2015, organizados pelo militante dos direitos humanos Frank Barat. Os textos trazem reflexões sobre como as lutas históricas do movimento negro e do feminismo negro nos Estados Unidos e a luta contra o apartheid na África do Sul se relacionam com os movimentos atuais pelo abolicionismo prisional e com a luta anticolonial na Palestina. 

Editora: Boitempo
Páginas: 144

O que é encarceramento em massa – Juliana Borges
Sinopse: “O livro, da série Feminismos Plurais, tem a intenção de introduzir e estimular homens e mulheres sobre uma pauta que a cada dia ganha mais destaque na luta antirracista. Em um primeiro momento, pode parecer estranho linkar feminismo negro e encarceramento em massa como pautas que se encontram e interseccionam. Infelizmente, nossa realidade tem trazido à tona que o reordenamento sistêmico para manter desigualdades baseadas em hierarquias raciais tem operado suas engrenagens na interseccionalidade cada vez mais profunda das opressões racista, machista e classista.

Editora: Letramento
Páginas: 144

O que é racismo estrutural? – Silvio Almeida
Sinopse: “Reflexões inovadoras acerca da construção das noções de raça e racismo. Depois de fornecer argumentos e tecnologias para a escravidão e o colonialismo, tais conceitos desafiam as sociedades contemporâneas como o Brasil, onde crescem anseios por igualdade racial. A indagação central da obra exige resposta complexa, englobando aspectos históricos, políticos, sociais, jurídicos, institucionais.” 

Editora: Letramento
Páginas: 112

Hibisco roxo – Chimamanda Ngozi
Sinopse: Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país.

Editora:  Companhia das Letras
Páginas: 344

Teses dos professores que participam do Coletivo Luiza Barros
O Coletivo Luiza Bairros é uma articulação de docentes, discentes e técnicos administrativos negros da UFBA, que denuncia e luta contra o racismo institucional. A sugestão dos alunos do PET foi para que as pessoas conheçam esse coletivo, pesquisem os professores que fazem parte dele e busquem suas teses. “A gente achou interessante porque são das mais diversas áreas de atuação”.

Lista de Filmes

No projeto chamado Cine Resistência, o PET organiza eventos onde exibem filmes que abordam as questões raciais e de gênero e os discutem em uma mesa temática. Aqui eles indicaram diversos filmes de fácil acesso para serem assistidos. Alguns deles foram ou ainda vão ser abordados no Cine Resistência, que devido à quarentena, está sendo adaptado ao perfil do PET no Instagram: @petcomunidadespufba.

Separamos para vocês uma lista com 32 produções cinematográficas, das quais os 14 primeiros podem ser facilmente encontrados em serviços de streaming. Confira: 

  1. Felicidade por um fio – Netflix 
  2. Os Panteras Negras – vanguarda da revolução – Youtube (grátis)
  3. Histórias Cruzadas – Netflix 
  4. Moonlight – Netflix 
  5. Olhos que condenam (série) – Netflix 
  6. O poço -Netflix
  7. Cidade de Deus – Netflix
  8. 12 anos de escravidão – Netflix
  9. What Happened, Miss Simone? – Netflix 
  10. Bem-vindo a Marly-Gomonts – Netflix 
  11. A 13ª Emenda – Netflix 
  12. A cor púrpura – Globoplay
  13. Duelo de Titãs – Netflix 
  14. O menino que descobriu o vento – Netflix 
  15. Além do Espelho (Ana Flauzina)
  16. Um limite entre nós 
  17. Selma – uma luta pela igualdade 
  18. Estrelas além do tempo 
  19. Amistad 
  20. O aluno (Filme nigeriano) 
  21. A letra escarlate – 
  22. A fonte das mulheres
  23. A pedra da paciência
  24. Race (Stephen Hopkins) 
  25. A outra história americana
  26.  A hora do show
  27. Conduzindo Miss Daisy
  28. Mississipi em chamas
  29. FritValle Station – A última parada
  30. O sol é pra todos 
  31. Se a rua Beale falasse
  32. Infiltrado na Klan

Conheça o PET 
O grupo interdisciplinar, sob tutoria da professora Fátima Aparecida de Souza, tem atualmente 10 bolsistas vinculados(as). Dentre os principais trabalhos realizados, destacam-se os projetos de extensão Oficina Art. 148, Jornal Papo Reto, Pretos velhos, Cine Resistência, o Livro falado e o Dia de visita. Através da arte, leitura e educação, procuram discutir a questão racial e de gênero perpassando os muros da Universidade, num processo mútuo de aprendizado com a sociedade. 

*voluntária da Agenda Arte e Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *