A arte dos professores

Beatriz Bulhões

Durante toda a semana do dia do professor, a Galeria Cañizares homenageou-os com a exposição Docentes em Pauta. Além disso, no dia dos homenageados foi organizada uma conversa aberta ao público com os artistas e curadores. Na mostra, os visitantes conheceram algumas das obras que vêm sendo feitas atualmente pelos professores da Escola de Belas Artes (EBA), dentre pinturas, esculturas e artesanato.

A ideia de realizar uma exposição com a obra dos professores não é nova. “Há anos, a Escola de Belas Artes montava uma exposição dos seus mestres. Em 1994, tive a oportunidade de participar e acredito ter sido uma das últimas mostras dos docentes da escola”, conta Paulo Guinho, um dos curadores.

Quando a coordenadora da galeria, Mariela Brazón Hernandes, foi procurada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) para desenvolver um projeto institucional que englobasse diversos docentes, ela decidiu resgatar a tradição. “A pró-reitora aceitou a ideia, renomeamos a exposição de Docentes em Pauta e pretendemos realizar uma vez ao ano”, conta Mariela.

“O nosso objetivo principal era resgatar a tradição de expor o trabalho de todos os professores, e também aproximá-los do público interno e externo, mostrando o que eles estão fazendo atualmente”, explica Guinho. Além dele, o professor Carlos Eduardo Góes também é responsável pela curadoria da mostra e o objetivo é que os curadores sejam diferentes a cada edição

Por toda a galeria era possível ver fotografias, pinturas, esculturas, artesanato e vídeos de performances. Não há um eixo temático entre as produções, pois as pesquisas de cada docente possuem suas características próprias.

Fotos: Beatriz Bulhões
Fotos: Beatriz Bulhões

Aproximação entre professores e alunos

Rodolfo Carvalho, professor substituto na matéria de desenho, contribuiu com uma de suas pinturas e ficou muito feliz com o convite: “O convite é maravilhoso, porque eu sou fruto da Escola de Belas Artes, me graduei e fiz mestrado aqui, onde sempre tive mestres excelentes”.

Sua obra na exposição, Exu Observa do Alto da Montanha, resume seu lado artístico voltado para a pintura com temática de orixás. Rodolfo também ministrou a oficina Retrato Falado dos Orixás, que foi realizada na exposição. “Você tem que ser um espelho para o aluno, não só de caráter, mas também de produção, você tem que inspirar seus alunos”, afirma o professor.

Viga Godilho, professora da área de pintura, é categórica ao dizer que a iniciativa da mostra é fundamental. Sua obra, O Último Céu Lilás, chama muita atenção por ser uma mistura visual de fotografias de ipês lilás, flores e embalagens antigas do chocolate Sonho de Valsa. “É preciso mostrar nosso trabalho, pois a universidade emana da sociedade e a ela pertence, é o que sigo na minha vida acadêmica”, conta a professora.

Viga comentou que conhecia apenas o trabalho de alguns professores que são mais antigos na EBA.  “Conhecer o trabalho dos docentes substitutos, para mim, foi uma grata surpresa, assim como os dos teóricos que também integram a mostra”, conta.

“Os professores produtivos sempre são inspiradores”, confessa a professora substituta Maria Luedy. Sobre a mostra, ela comentou a interação entre alunos e professores: “Acho importante o aluno conhecer o trabalho do artista/professor e como temos vários professores com técnicas e perfis diferentes, o aluno pode, através do contato com as obras, escolher o que mais se identifica”.

Nanci Novais, professora de expressão tridimensional, trouxe para a exposição seu Livro de Ouro, um livro de aparência antiga em uma almofada dourada ornamentada. Para ela, estar aberto à avaliação dos seus alunos, ser analisado, criticado,  pelo público em geral, é  uma necessidade básica de qualquer  profissional e o professor/artista não deve fugir à regra. “não basta ensinar, tem que praticar”, completa.

Professor conhecido por suas performances, Wagner Lacerda de Oliveira já pensa na exposição do ano que vem: “Sobre a futura mostra Docentes em Pauta, vejo uma evolução na proposta atual que tende a crescer ainda mais”.

Ramon Sena, aluno de licenciatura em belas artes, já conhecia o trabalho de alguns professores e gostou muito de conhecer o trabalho dos outros. “É interessante que esse tipo de exposição aconteça para que possamos acessar outra dimensão da vivencia na universidade”, explica.

O quê: Exposição Docentes em Pauta

Quando: até terça-feira (27.10)

Onde: Galeria Cañizares, na Escola da Belas Artes, da Ufba

Quanto: gratuito

DSC_0637
Conversa entre docentes e alunos.
DSC_0641
Os expositores da mostra falaram sobre seus trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *