Conexão Dança Alemanha-Bahia discute a Dança-Teatro de Pina Bausch

Características da dança-teatro da bailarina e coreógrafa alemã foram abordadas em palestra na última quarta-feira, 14 de agosto, na Escola de Dança da UFBA.

*Por Rayssa Guedes

“Pina nos ensinou a olhar”. Com a frase, a professora Ciane Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Escola de Teatro da UFBA resumiu o sentido que a dança-teatro da artista alemã Pina Bausch trouxe para a prática dessa arte. Em conversa na manhã do último dia 14, Ciane falou a uma plateia formada por estudantes, professores e pesquisadores sobre a importância dessa bailarina para o mundo da dança no Brasil.

Foto: Rayssa Guedes
Professora Ciane Fernandes proferiu palestra no auditório da Escola de Dança na última quarta-feira, 14.
Foto: Rayssa Guedes

Ciane contou que foi necessário se debruçar sobre as obras de Pina lendo, vendo vídeos, praticando movimentos e estudando incansavelmente. A partir de sua experiência, afirma que as obras de Pina Bausch rompem com as ideias de repetição e inspiram-se em movimentos transformativos para montar danças dinâmicas, simultâneas e contrastantes.

Nascida em 1940, em Solingen, Alemanha, Pina desde cedo se entusiasmou pela dança. Sua carreira começou com aulas de balé. Contudo, após o contato com diversas instituições e profissionais de dança, a dançarina alemã, por meio da sua ousadia vanguardista, desviou-se do que o expectador esperava, chocando-os ao conjugar em suas obras elementos da dança, linguagem, teatro e música. Essa amálgama formou o “modus operandi” da obra de Pina Bausch: as conexões externas como termômetro de como tudo se deve mover.

Foto: Rayssa Guedes
Foto: Rayssa Guedes

Para Ciane, Pina traz um sentido receptivo, autônomo e aberto à arte. “A dança-teatro de Pina utilizou-se tudo e nada ao mesmo tempo, pois a dança é presente em tudo e a sensação é de que tudo está dançando”, caracteriza a pesquisadora.

A palestra proferida por Ciane fez parte do evento “Conexão Dança Alemanha- Bahia”, realizado entre os dias 13 e 18 de agosto, na Escola de Dança. O projeto tem como objetivo fomentar o debate, a troca de experiências e a interação entre estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área de dança da Bahia e Alemanha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *