Curso gratuito para formação de roteiristas de séries abre inscrições

Projeto da UFBA é voltado para formação de roteiristas de narrativas seriadas

Por Mariana Gomes

Estão abertas, até 8 de março, as inscrições para a segunda edição do projeto Usina do Drama, iniciativa vinculada ao Estação do Drama, projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As atividades acontecerão durante os meses de maio e dezembro de 2020, na Faculdade de Comunicação da UFBA. Confira o edital aqui.

Para esta edição, a iniciativa oferta 28 vagas para os workshops de criação para quem deseja escrever séries de ficção, sendo 21 vagas para séries ficcionais live action e 7 vagas para ficção animada. 

No total, o processo de formação conta com duas etapas. A primeira delas é voltada para a construção do projeto de série, enquanto que a segunda é de melhoria desse projeto e elaboração do roteiro do piloto.Os workshops compõem 64 horas de atividades e ocorrerão aos sábados, quinzenalmente, na Faculdade de Comunicação da UFBA, durantes os meses de maio a dezembro de 2020.

Novidades
A novidade da edição da Usina do Drama 2020 é ampliação do Labséries, um conjunto de laboratórios de análise da ficção seriada contemporânea que envolve os seguintes assuntos. Os encontros do Labséries serão às quintas-feiras, das 17h às 20h, uma vez por mês, também na Faculdade de Comunicação, de abril a dezembro de 2020.

A roteirista Amanda Aouad, doutora em Comunicação pela UFBA e integrante da equipe de tutores roteiristas do projeto, compartilha suas expectativas para este ano. “Fiz parte do grupo inicial que concebeu o projeto da Usina do Drama em 2017. Minha expectativa é que na Usina 2020 mantenhamos os ótimos resultados da edição anterior”.

Os 5 melhores projetos participarão do Pitching Pedagógico, com oportunidade de apresentação para uma banca com produtoras baianas consolidadas no mercado audiovisual. Na equipe de tutores de seriados live action estão os roteiristas Gildon Oliveira (A Lei do Riso), Amanda Aouad (Tori, a detetive) e Gustavo Erick (Criativos.Br). No setor de animações, o projeto conta com Marcelo Lima (Galera da Praia). 

Além do workshop de criação, a Usina do Drama oferece cursos de 16 horas que são abertos para todos os interessados, e conta com até 50 vagas. Serão ofertados 5 cursos de 16 horas cada um deles, aos sábados, a saber: Narrativa, Construção de Personagens e Gêneros Dramáticos; Construção de Mundos Ficcionais, Modelos de Serialidade, Gestão Audiovisual e Modelo de Negócios; Narrativas transmídia. Eles são quinzenais, aos sábados, na Faculdade de Comunicação da UFBA: começam em abril e vão até novembro de 2020.

A criação do projeto fica por conta do grupo de pesquisa A-Tevê/UFBA. De acordo com a professora doutora Maria Carmen Jacob, a Usina busca ampliar os estudos dentro e fora da academia sobre o ofício do roteirista no mundo das séries de TV, além de estreitar laços com profissionais e produtoras do mercado audiovisual baiano.

Usina do Drama
A edição de 2020 do Usina do Drama recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do edital Setorial do Audiovisual do Fundo de Cultura da Bahia. A meta principal é formar roteirista capazes de desenvolver projetos de séries para televisão. 

A iniciativa conta com uma equipe formada por tutores roteiristas experientes e professores doutores em comunicação pela UFBA que compartilham suas experiências e mostram os caminhos para formação de qualidade na área de criação de produções seriadas.

Para mais informações sobre o projeto, acesse: https://estacaododrama.com.br ou https://www.facebook.com/estacaododrama/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *