Curso Livre de Teatro da UFBA encerra inscrições para 28ª turma

Escola de Teatro da UFBA encerra inscrições para o 28º Curso Livre. Serão selecionados 35 alunos para o curso, que terá aulas de julho deste ano a janeiro de 2014. A coordenação do projeto permanente de extensão é da Profª. Drª. Deolinda Vilhena e a direção artística é do diretor teatral Marcio Merirelles.

*Por Igor Tiago

O CURSO – Pela 28ª edição, promovido anualmente pela escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, através do Departamento de Técnicas do Espetáculo e do Departamento de Fundamentos do Teatro, o Curso Livre de Teatro é um programa permanente de extensão, que oferece a cada edição, de forma intensiva e essencialmente prática, noções e técnicas fundamentais para o exercício da arte do ator. O curso está estruturado de forma a atender simultaneamente tanto aqueles alunos que buscam sua iniciação na linguagem teatral como os que visam o aperfeiçoamento técnico na área da interpretação teatral.

O Curso Livre de Teatro apresenta uma estrutura constituída por cerca de 535 horas de aulas e atividades especiais – ciclo de palestras com professores, artistas e técnicos das artes cênicas, especialmente convidados para discutir e debater temas diversificados sobre o fazer teatral. Atores e atrizes de renome já passaram pelo Curso Livre, entre eles Gideon Rosa, Eduarda Uzeda, Meran Vargens, Lelo Filho, Cobrinha, Frank Menezes, Ricardo Bittencourt, Prado, Aicha Marques, Carlos Betão, João Figuer, Maria Menezes, Sérgio Sobreira, Zeca de Abreu, Gordo Neto, Maurício Pedrosa, Vladimir Brichta, Audri Anunciação, Simone Brault, entre outros.

NOVIDADE – Uma das novidades dessa edição do Curso Livre de Teatro da UFBA é a presença do diretor do Bando de Teatro Olodum, Márcio Meirelles, convidado para ser o diretor artístico dessa edição. Segundo a coordenadora do curso, Profª. Drª Deolinda Vilhena, a escolha de Meirelles foi de coração. “Pensei em vários nomes mas acho que o nome do Marcio era o nome do coração. A competência e talento de Márcio eu conhecia antes de chegar na Bahia, em 2008. Acredito que ele seja talvez o mais conhecido e respeitado diretor baiano em nível nacional – e me desculpem os outros mas eu vim de fora e sei o que se comenta pelas bandas lá do sul maravilha! – e é meu amigo, meu irmão mais velho, e entrou nessa aventura de peito aberto. Queremos que dê certo, há anos ensaiamos uma parceria e agora que ela aconteceu não podemos perder a ocasião de acertar”, comenta Deolinda. Márcio Meirelles falou sobre a importância do curso. “Eu acompanho o Curso Livre desde o princípio, já fiz figurino, cenário e depois que passou para o Teatro Castro Alves eu deixei de acompanhar como antes. Mas são mais de duas décadas e é um curso referência de formação para os atores”, conclui.

O espetáculo de conclusão dos alunos geralmente acontece no teatro Martim Gonçalves, no Canela. Mas, segundo Deolinda, há a possibilidade de se partir para outros palcos. “Nada impede que isso aconteça. Essa é minha ideia e minha preocupação, fazer com que o espetáculo circule. E com Marcio na direção, o Vila Velha com certeza está nos nossos planos”, declara a professora.

INSCRIÇÕES – Este 31 de maio é o último dia para se inscrever para curso. Interessados devem se dirigir a Secretaria da Escola de Teatro da UFBA, na Avenida Araújo Pinho, 292, Canela, preencher uma guia de recolhimento (GRU) e pagar a taxa de inscrição para os testes de seleção, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). O pagamento deverá ser efetuado no Banco do Brasil, exclusivamente nas agências UFBA do Vale do Canela ou Campus Universitário, em Ondina. As aulas acontecem na Escola de Teatro, no velho casarão do Canela, pela noite. O início está previsto para julho.

SERVIÇO

O QUÊ: Curso Livre de Teatro da UFBA – 28a Turma

QUANDO: Primeira etapa – 1º de julho a 25 de outubro;

Segunda etapa – 28 de outubro a 20 de dezembro de 2013;

Etapa final – 6 a 31 de janeiro de 2014

(Inscrições até 31/05)

ONDE: Escola de Teatro da UFBA

Informações: 3283-7850 e 3283-7851.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *