Encontro de artes periféricas leva lançamento de filme e exibição de documentários para Paripe

Evento do Quilombo Aldeia Tubarão acontece neste sábado em Paripe

O Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL) abre as portas da sua sede, em Paripe, neste sábado (26), a partir das 13h, para receber o II Encontro de Artes Das/Nas Periferias.  A programação do QUIAL conta com exibição de documentários, exposição fotográfica, apresentações culturais e o lançamento do filme T de Tubarão, seguido de bate papo com elenco e produção do filme e coquetel. O encontro gratuito, iniciado em outubro, já passou pelo JACA, em Cajazeiras, o Sarau da Onça, em Sussuarana, e encerrará o ciclo de atividades em dezembro, com o Sarau do Gheto, em São Caetano.

Na programação do evento também está a inauguração da exposição Território Visual: fotos, desenhos e pinturas de Débora Santos e acervo QUIAL e um bate-papo sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), conduzido pela equipe da campanha ZeisJá.

Além disso, quem estiver em Tubarão neste sábado também poderá assistir o premiado documentário “O Território”, uma produção da National Geographic que estreou em setembro nos cinemas. O filme fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira.

Os coletivos anfitriões vão abrir as portas das suas casas-quilombos e oferecer gratuitamente uma programação diversa voltada para públicos de todas as idades.

O evento tem o objetivo de fomentar as diversas artes de diferentes bairros da cidade e incentivar a realização de ações com as comunidades. Saraus e slams de poesia, oficinas, apresentações teatrais, shows, lançamento de livros, feira de marcas das periferias, exibição de filmes são algumas das ações previstas na programação. Rodas de conversa sobre direito à cidade também fazem parte das atividades.

Saiba mais – O Encontro de Artes Das/Nas Periferias é uma realização do grupo de pesquisa e intervenção comunitária Rede ao Redor, vinculado ao IHAC/UFBA e conta com o apoio financeiro da Pró Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT). São parceiros do Encontro os coletivos Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL), Favela Revela, Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) e Sarau da Onça, a Campanha ZeisJá e as/os estudantes da Faculdade de Comunicação da UFBA: Liz Reis, Vanessa Cunha, João Marcos Guimarães, Matheus Santana, Gabriel Silveira; do IHAC: Lucas Oliveira e da Faced: Verena Vieira e Natureza França. 

Sobre A Rede ao Redor – A Rede ao Redor teve início em 2016 e foi criada com o objetivo de realizar um mapeamento de iniciativas em arte e comunicação idealizadas e lideradas por jovens das periferias da cidade de Salvador. Parte do trabalho está disponível neste link: https://padlet.com/redeaoredor/ve65u0c9l5jchcq4. Em 2017, em parceria com o projeto Latitudes Latinas foi realizado o I Encontro de Artes Das/Nas Periferias e contou com uma programação extensa e uma série de coletivos parceiros.

Sobre o QUIAL – A Associação Cultural Quilombo Aldeia Tubarão desenvolve atividades direcionadas ao desenvolvimento das habilidades artísticas, culturais, formativas e sociais da comunidade em que se insere. ⁣O espaço promove diversos encontros e atividades direcionadas a todos os perfis da população de Paripe, contando com uma biblioteca e uma brinquedoteca que atende aos moradores do bairro e de suas proximidades.⁣ O QUIAL é um centro de referência em culturas populares afro-brasileiras e indígenas.

Sobre a ZeisJá! – A Campanha ZeisJá! é uma rede de articulação formada por diversos agentes sociais que pretende contribuir para a difusão ampla do instrumento de política urbana chamado Zona Especial de Interesse Social – ZEIS. Esta campanha inicia sua caminhada articulando universidades, movimentos sociais, associações comunitárias e coletivos urbanos. O principal objetivo é fomentar o debate público em torno do instituto das ZEIS e potencializar seu alcance político e social. A ideia é que essa rede se constitua como um espaço de engajamento e articulação de lideranças comunitárias, atores do sistema de justiça, técnicos e gestores públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *