Enecult chega a 18ª edição tendo como norte as palavras utopia, renovação e mudança

Submissões de mesas coordenadas e artigos devem ser feitas até 04 de abril 

Ruan Amorim

A décima oitava edição do  Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da UFBA, acontecerá entre 9 e 12 de agosto de 2022, mas o período de submissão de mesas coordenadas e artigos se encerram em 04 de abril. Este ano, por causa do avanço da vacinação, o evento vai acontecer em formato híbrido, diferente do antecedente que ocorreu 100% remoto.

Segundo a coordenadora do CULT, do Enecult e professora da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), Renata Rocha, o projeto atuará em consonância com as recomendações sanitárias e protocolos contra Covid-19. “As apresentações de trabalho, por exemplo, que demandam uma logística de maior complexidade, serão realizadas remotamente. Já as mesas coordenadas, devem acontecer tanto online como presencialmente, assim como a programação especial”, explica Rocha, que também ressalta que as atividades presenciais contarão com transmissão em tempo real.

xENECULT_card01-3.png.pagespeed.ic.DAPzegsIBS

Expectativas

O tema do Enecult 2022 é “Utopia, perspectivas de um futuro diferente (e melhor)”. A escolha da temática se deu pelo contexto atual, no qual a pandemia de Covid-19 assola o mundo, impactando diversos setores da sociedade: saúde, economia, cultura e política, entre outros. “Quando começamos a pensar coletivamente em como seria o evento, ainda no ano passado, ao imaginar o tema, foram surgindo palavras como: utopias, renovação, imaginação, esperança”, conta a vice-coordenadora da ação Natalia Coimbra.

De acordo com ela, o  Enecult está completando sua maioridade e, como um evento acadêmico dedicado às reflexões sobre a cultura, sempre se propôs a dialogar com os contextos atravessados pelo país. “Em meio à profunda crise que vivemos, acreditamos que a cultura não pode ser dissociada de sua dimensão política e, nesse sentido, ela representa um relevante recurso crítico na reivindicação por cidadania, justiça social e democracia”, afirma Coimbra.

Nesse cenário, as expectativas para o evento são boas. E quem quiser participar do encontro compartilhando o conhecimento por meio de trabalhos acadêmicos, desde 14 de fevereiro a submissão de artigos e mesas coordenadas está disponível.  A inscrição acontece até 04 de abril no site www.enecult.ufba.br. O proponente deve realizar submissão na categoria “apresentadores de trabalho”, indicando se é estudante de graduação, pós-graduação ou profissional/pesquisador/professor e seguir todos os passos solicitados pela página.

IMG_5913
Enecult 2019. Foto: Giovanna Hemerly.

Artigos 

Os trabalhos podem ser inscritos nos idiomas português e espanhol. Para os artigos, não há restrição de titulação. Estudantes de graduação, pós e pesquisadores independentes ou vinculados a quaisquer instituições podem cadastrar as produções acadêmicas de até quatro autores. Mas, pelo menos um dos colaboradores, deve se inscrever e realizar a apresentação oral. 

“É importante a pessoa estar atenta ao título do grupo de trabalho ao qual deseja submeter à proposta e à inclusão dos dados corretos de todos os coautores da proposta, se for o caso. Neste primeiro momento, não é necessário realizar o pagamento da taxa de inscrição, apenas após a divulgação dos resultados, a partir do dia 07 de junho de 2022”, frisa Rocha.

Mesas coordenadas 

As mesas coordenadas têm por objetivo gerar reflexões sobre um determinado tema a partir de múltiplos olhares. Por isso, a submissão dessa atividade implica apresentação de um resumo da proposta de mesa e de três a quatro artigos completos de autorias distintas que possuam convergência temática.  Além disso, é necessário de três a seis participantes e pelo menos um deve ter o título de doutorado.

No  processo de submissão também há possibilidade de concorrer a bolsas de isenção do pagamento da inscrição.  Isso é o que explica Coimbra. De acordo com ela, “é importante salientar que as pesquisadoras e pesquisadores em situação de vulnerabilidade social não devem deixar de submeter trabalhos ao evento, visto que podem ser contemplados com isenção”.

IMG_5987
Enecult 2019. Foto: Giovanna Hemerly.

Já passaram pelo ENECULT nestes 17 anos autores e pesquisadores de referência mundial como: Muniz Sodré (Brasil), Mia Couto (Moçambique), Sérgio Amadeu (Brasil), Antonio Lafuente (Espanha), Armand Mattelart (França), Armando Silva (Colômbia), Daniel Gonzalez (Argentina), Daniel Mato (Venezuela), Durval Muniz de Alburquerque Jr. (Brasil), Eduardo Nivón Bolán (México), George Yúdice (EUA), Gonzalo Carámbula (Uruguai), Manuel Garretón (Chile), José Miguel Wisnik (Brasil), Massimo Canevaci (Itália), Natália Ramos (Portugal), Octávio Getino (Argentina), Renato Ortiz (Brasil), Rocío Ortega (Paraguai), Rubens Bayardo (Argentina), Xan Bouzada Fernández (Espanha), Silvia Vetrale (Uruguai) e Victor Vich (Peru). 

Para maiores informações sobre a edição deste ano, consultem os sites: http://www.cult.ufba.br/ e http://www.enecult.ufba.br/ assim como o instagram: @grupo.cult.

Fotografia em destaque: Enecult 2019. Por: Giovanna Hemerly.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *