Enecult virtual: mesa de abertura discute os desafios atuais no campo da cultura

Evento também apresentou o Mapeamento Cultural da Ufba e premiação aos vencedores do concurso da logomarca MapCult 

Por Laiz Menezes

O tema “Brasil hoje, cultura e universidade” deu origem a mesa de abertura da 16ª edição do Enecult, na manhã desta terça-feira (15), apresentada por Paulo Miguez, vice-reitor da Ufba, com mediação da coordenadora do Cult, Lynn Alves. Na mesma transmissão, também foi apresentada o Mapeamento Cultural da Ufba (MapCult) e a premiação aos vencedores do concurso da logomarca MapCult.

Lynn Alves deu início ao evento, explicando como está funcionando o Enecult virtual este ano. Em seguida, o vice-reitor comentou sobre os desafios atuais no campo da cultura, educação e da ciência e também como a pandemia agravou essa situação. Miguez afirmou que o sistema de financiamento de pesquisa no Brasil está sujeito a grandes dificuldades com a redução de valores no momento em que seria fundamental que eles fossem maiores, já que as necessidades de avançar em pesquisa, devido à pandemia, é ainda mais urgente. 

“Infelizmente, a compreensão que se tem é que a universidade, cada vez mais, é uma instituição cuja obrigação é expedir diplomas. Nós somos muito mais que isso, muito mais do que somente uma repartição pública e muito mais do que uma produtora de diplomas. Nós somos um espaço, em que ensino, pesquisa e extensão se articulam para a produção de conhecimentos que são indispensáveis à vida da nossa sociedade”, afirmou o vice-reitor.

A segunda mesa apresentou o Mapeamento Cultural da UFBA, uma pesquisa realizada pelo Cult. O professor Albino Rubim explicou que esse estudo teve o ano de 2019 como referência e que se trata de como a cultura está presente e permeia a Federal da Bahia. Foram analisadas a presença da cultura no ensino, na pesquisa e na extensão, a estrutura e infra estruturas e os sistemas existentes dedicados à cultura. 

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Um dos produtos do mapeamento é um site, com o conjunto de informações e materiais audiovisuais coletados durante a pesquisa. A professora Ângela Andrade explicou como funciona essa plataforma, que tem dados sobre o estudo. Sophia Rocha, pesquisadora do Cult, detalhou os projetos da página.

A mesa também fez a premiação da logomarca do MapCult. Eles abriram um edital para criação dessa logo com participação de estudantes e tiveram apoio do Edufba para patrocinar os prêmios. Tiveram três estudantes premiados da Escola de Belas Artes. Os prêmios foram cinco livros para cada um dos vencedores, além de R$ 500 para quem garantiu o primeiro lugar, Edivan Menezes e Igor Carvalho. Os universitários finalizaram explicando o processo de criação da arte. 

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A edição online do Enecult acontece até a próxima sexta-feira (18). O evento é aberto ao público no canal do YouTube, na página no Facebook e no site. Confira a programação completa aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *