Escola de Dança da UFBA e ACCS promovem oficina de dança afro para pessoas com deficiência

Atividade é aberta ao público e contará com artistas convidados

Por Lua Gama

Compondo a Semana Inaugural da Escola de Dança da UFBA, será realizada no dia 22 de fevereiro a oficina Dança de Rainhas: Dança Afro e Deficiência. O evento será das 13h às 16h30 no Teatro do Movimento da Escola de Dança, no campus de Ondina. A entrada para a oficina é gratuita e aberta para a comunidade interna e externa da universidade.

A oficina será ministrada pelas coreógrafas e dançarinas Josy Brasil e Graziela Santos, que levarão para o público uma abordagem teórico-prática voltada para as experimentações da corporalidade da pessoa com deficiência, que ressignifica códigos e padrões de movimento da dança afro.

Josy Brasil participou recentemente do concurso da Deusa do Ébano (Rainha do Ilê), sendo a primeira candidata cadeirante a tentar uma vaga na final do concurso. Além das coreógrafas, vão estar no evento a professora Marilza Oliveira, que vai mediar um bate-papo com as artistas com tradução em Libras, além do percussionista Gilberto Santiago e do cantor Vinicius Lima.

Promovida pela ACCS Acessibilidade em Trânsito Poético, com coordenação dos professores Cecília Accioly, Edu O. (Escola de Dança) e Maria Beatriz (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde – IHAC), a oficina é a primeira de uma série de ações  que a disciplina pretende realizar ao longo do semestre, com o objetivo de provocar reflexões que contribuam para mudança de paradigmas excludentes em relação às pessoas com deficiência. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail accs.danca@gmail.com  ou do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *