Fechando o mês de março e entrando em abril, BTCA e Escola de Dança da UFBA encenam performance 

“Antes de dizer adeus” foi criada através dos temas feminilidades, mulheridades e transfeminismos.

Ruan Amorim

“Antes de dizer a adeus”, esse é o nome da performance do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) com direção coreográfica de Aldren Lincoln e Giltanei Amorim, artistas vinculados ao Grupo de Pesquisa Labzat: Laboratório Coadaptativo, do Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA). Para quem quer aproveitar esse espetáculo ao vivo e a cores,  ele será encenado de quarta a sexta-feira (30 e 31 de março e 1º de abril), às 17h30, no foyer e arredores do Teatro Castro Alves (TCA).

As pautas que resultaram na performance que promete marcar o público de uma forma especial são: feminilidades, mulheridades e transfeminismos. Todos esses conceitos, segundo a organização do evento, são fundamentais no debate social contemporâneo e contestam noções binárias e normativas de gênero. Então, tendo esses debates como base,  no dia 1º abril, quando se comemora o aniversário de 41 anos do BTCA e se inicia o Mês Internacional da Dança, a performance se encerra com uma roda de conversa pública sobre a trajetória e experiências da companhia oficial de dança da Bahia, na Sala Principal do TCA. 

BATE-PAPO DOS PÉS À CABEÇA 

Dando o pontapé desta curta temporada, no dia 29 de março (terça-feira), às 20h, Giltanei Amorim será o convidado do projeto “Bate-papo dos Pés à Cabeça”, em que o elenco do BTCA realiza reflexões em conversas descontraídas ao vivo pela internet, discutindo aspectos técnicos da linguagem da dança, além de pensamentos e conceitos que compõem a estética ou a prática do BTCA. Desta vez, o dançarino Ruan Wills conduzirá este papo para destrinchar os caminhos criativos da performance “Antes de dizer adeus” e a pesquisa de Giltanei. Durante a transmissão via Instagram (www.instagram.com/btca.oficial), o público tem a possibilidade de interagir, enviando suas perguntas que serão lidas pelo mediador.

Giltanei Amorim é licenciado, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da UFBA. Articulando dança e política, tem apresentado seus trabalhos artísticos em países como Espanha, Alemanha, Argentina e México. Atualmente, desenvolve uma pesquisa acadêmica relacionada às “Performatividades Decoloniais em Danças Contemporâneas Latino-Americanas” e é colaborador do 17, Instituto de Estudios Críticos de México.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Ana Paula Bouzas e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”.

277136712_339497608158893_5524951343317394627_n 277232050_571468500539954_8575841974888531239_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *