Feira Literária de Lauro De Freitas segue com programação cultural gratuita até sábado

A Flilauro, que começou nesta quarta-feira, tem sido um ponto de encontro para os amantes da literatura de todas as idades, proporcionando um ambiente vibrante e enriquecedor

A primeira edição da Feira Literária de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, está prestes a se despedir de uma semana repleta de cultura, aprendizado e interação literária. O evento, que é realizado pela Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, em parceria com o Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas, vai até sábado, dia 11. 

A programação é gratuita, e acontece em diversos locais da cidade, como na Praça da Matriz, no Cineteatro da cidade, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação e no Parque Shopping Bahia. Ao longo todos desses dias, os visitantes terão a oportunidade de conferir e participar de lançamento de livros, oficinas e debates sobre temas como a inclusão das pessoas superdotadas e com altas habilidades nas escolas públicas e privadas, a produção literária das mulheres, combate à LGBTfobia e ao racismo, e o bicentenário da Independência da Bahia. Além de encontros com autores e apresentações literárias e teatrais. 

 

Programação infantil

A Feira Literária de Lauro de Freitas conta ainda com programação dedicada às crianças. De curadoria da jornalista e pesquisadora baiana Patrícia Bernardes, o público infantil  terá a oportunidade de discutir temas como diversidade racial, o uso da escrita braille como ferramenta de inclusão literária, o luto infantil, a ancestralidade como ferramenta pedagógica e a chegada cada vez mais constante do QR Code nas obras literárias. 

No sábado, a partir das 09h, na Praça Matriz, acontece, Arena Flilaurinha, um bate-papo com a pedagoga e arte educadora Denise Santos, do Teatro Lambe-Lambe. Já às 11h, a coordenadora do projeto “Baobá de Histórias – por Literaturas Decoloniais”, Helena Nascimento, assume a programação. Ela é escritora, contadora de histórias de Literatura Negra para Infâncias e pesquisadora de literatura, escrita de mulheres negras e memórias. Pela tarde, entre 14h e 17h, a brinquedoteca itinerante assume a praça, encerrando a programação.

A programação será marcada também por apresentações teatrais do Pólo de Atores, que atua frente a temas como a educação pública, regionalismo e a preservação do meio ambiente, entre tantos outros.

Programação Simultânea

Outros eventos estarão abertos ao público para visitação durante todo o sábado da Flilauro. Mostra estudantil de arte com a rede de ensino de Lauro de Freitas, e exposições literárias das escolas. Além da apresentação artística do grupo do “Cangaceiro de Ipitanga” e muita diversão de palhaçaria com Edvaldo Palhaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *