Intercom 2020: saiba como foi a primeira edição online do congresso

Evento consagrado da Comunicação teve edição diferente por causa da pandemia

Laiz Menezes

O 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) 2020 aconteceu online, nesta semana, com o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O tema do evento “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”,  revisita a criação do Relatório McBride após 40 anos, em um momento de intensas mudanças na comunicação. A coordenadora do congresso, Ivanise Hilbig, explica que eles conseguiram realizar 100% das atividades previstas, com 74 oficinas e minicursos, apresentação de 34 grupos de pesquisa, além de 8 divisões temáticas do Intercom Júnior, que são grupos de pesquisa dos alunos de graduação. 

O Intercom acontece desde 1977 e, em 2020, seu intuito foi convidar a comunidade científica a uma reflexão sobre o mundo e o Brasil. A abertura do congresso contou com uma palestra do jornalista, sociólogo e professor, Muniz Sodré, que falou sobre a importância do relatório de McBride que, segundo ele, guardava os traços de uma utopia cristã. O conferencista ainda refletiu os desafios de uma sociedade midiatizada, orientada pelas tecnologias da informação e pelo capitalismo de plataforma. 

A coordenadora desta edição, a professora da Facom Ivanise Hilbig, conta que o grande desafio do congresso foi ter uma tecnologia e uma dinâmica que contemplasse todas as características do evento, que tem palestras, reuniões de grupos de pesquisas, oficinas e cursos, por isso seria necessário um espaço com mais interação. 

“A gente aprendeu muita coisa com o Intercom virtual. É possível fazer um evento nesse formato, mas o encontro, as trocas e a interação ficam um pouco prejudicados. Quando estamos em um congresso presencial, nós temos o momento para os pesquisadores se encontrarem, conhecerem outras pessoas e fazerem network, já que as conversas e os debates continuam para além do momento das palestras e isso faltou devido a esse novo formato. Então, é possível, deu certo, mas o presencial tem umas características importantes que devem ser preservadas”, afirmou a coordenadora. 

O congresso 2020 começou a ser planejado por volta de abril e maio, logo depois que foi decretado a pandemia e as universidades fecharam. A partir disso, a equipe do Intercom começou a procurar empresas de tecnologias para a realização no formato online. Ivanise explica que o evento esse ano foi um teste. “A gente pode pensar modelos híbridos em próximos eventos porque ele torna o congresso um pouco mais acessível, já que muitas pessoas moram muito longe da cidade sede do congresso. Acho que é algo pra gente pensar para os próximos anos”, observa. 

O objetivo do Intercom online era garantir a participação com tranquilidade e conforto de todos os congressistas e isso foi feito. Ainda não se sabe como será o congresso em 2021, se ocorrerá presencial, online ou híbrido. A equipe do congresso fez questão de agradecer a Ufba, que manteve seu compromisso de ser a sede do evento, mesmo não sendo presencial, além de todo apoio que foi dado pelos professores, técnicos docentes e alunos da Faculdade de Comunicação (Facom). 

No último dia do 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a cerimônia de encerramento foi iniciada, com apresentação de bandas e premiação do Expocom 2020. “Estamos organizando um momento para marcar o fim e o sucesso do nosso congresso deste ano. Mesmo virtualmente, esperamos que as pessoas se divirtam, cada uma em suas casas, mas podendo compartilhar esse momento com a família, com os amigos, dançar junto, comemorar e encerrar nosso congresso com chave de ouro”, desejou Ivanise Andrade.

Os congressistas inscritos e credenciados na plataforma do Intercom podem ter acesso às palestras por mais 30 dias após sua realização. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *