Cine Facom faz homenagem ao professor Mahomed Bamba

Em memória ao professor Mahomed Bamba, o CineFacom irá exibir o filme Nhá Fala, comédia musical da cineasta Flora Gomes

Por Yasmin Garrido

A próxima edição do CineFacom, na próxima quarta-feira (18), será mais do que especial. O evento vai ser em homenagem e em memória  ao professor Mahomed Bamba, falecido em 2015, aos 48 anos, e terá a exibição do filme Nhá Fala (2002), da cineasta bissau-guineense, Flora Gomes.

O filme narra a história de Vita (Fatou N’Diaye), uma menina da Guiné-Bissau, que tem como tradição familiar mulheres serem proibidas a cantar. Ao ir morar em Paris, Vita se apaixona pelo músico Pierre (Jean-Christophe Dollé) e se depara com o desafio de lidar com as suas heranças ou encarar esse amor.

Após a sessão, haverá um bate-papo mediado pela doutoranda do PósCom, Morgana Gama, tendo como convidados a coordenadora do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM), Regina Gomes, e o coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise Fílmica, José Francisco Serafim, ambos professores e amigos de Bamba.

O professor Mahomed Bamba, nascido na Costa do Marfim, mestre e doutor em semiótica cinematográfica pela USP, foi professor da Facom, além de ter fortalecido o cinema baiano com seu ensino e atuação no cenário audiovisual.

O CineFacom, nessa temporada, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), através da 1ª chamada para a concessão de apoio à Organização de Eventos Estudantis, e irá acontecer no auditório da Facom, às 17h, no dia 18 de maio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *