Como manter uma rotina tem ajudado os estudantes na quarentena?

Seguir um planejamento auxilia a diminuir a ansiedade, manter o equilíbrio e o bem-estar físico e psicológico 

 Por Laiz Menezes*

Durante um isolamento social, ter um planejamento é essencial para não deixar de fazer as coisas importantes do dia a dia. Fazer exercícios físicos regularmente, estudar, acordar, comer e dormir sempre no mesmo horário são algumas das coisas que trazem mais equilíbrio para os jovens nesse período de constantes mudanças e incertezas. A organização diminui a ansiedade, a procrastinação e mantém o bem-estar físico e psicológico. Alguns universitários que criaram uma rotina contam pra Agenda como isso os tem ajudado a enfrentar a quarentena. 

O graduando de jornalismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Marcelo Azevedo conta que consegue fazer tudo que deseja e sem procrastinações, já que planeja seu dia com antecedência. Quando o estudante começou a quarentena, já sabia que precisava criar uma rotina para evitar ficar parado e ocioso. Já acostumado a acordar cedo, devido às suas aulas matinais, Azevedo dividiu a manhã da mesma forma, faz sua meditação diária e cursos onlines das 9:00 às 12:30, duas aulas por dia. “Então, basicamente, está a mesma coisa, mas eu não preciso pegar ônibus”. 

O universitário afirma que gosta de estudar e de aprender, é algo que o entretém. Como em casa ele não tem a cobrança de horário fixo, provas e trabalhos, só faz por diversão e aprendizado. Essa falta de rigidez faz com que ele sofra menos com ansiedade, além da meditação diária que o ajuda muito a se manter bem e saudável. “Não me apego muito aos horários, mas eu sempre faço o que tenho que fazer, anoto e faço. Se eu não tenho uma rotina, não faço nada. Chega 20h e percebo que estou com dor de cabeça, porque fiquei o dia todo no celular. Já nos finais de semana, eu não anoto nada na lista de atividades, só meditação”, conta Azevedo. 

O coordenador do Programa de Saúde e Bem-estar da Ufba (Psiu), Marcelo Veras, afirmou que muitas pessoas os procuram devido a uma mudança de rotina ou pela dificuldade em fazê-la. Veras conta ainda que o confinamento é muito difícil para os jovens, já que eles foram educados e, de certa forma, induzidos a uma sociedade de muitas trocas, de permanente contato social, em que o “ficar em casa” costumava ser associado a um fracasso na sociabilidade. Uma sugestão do psiquiatra é que as pessoas em isolamento social tentem “criar uma ilha de intimidade e privacidade por menor que seja o espaço em que estejam”. 

Para os universitários que têm aula à distância, manter uma rotina também não é fácil. A estudante de relações internacionais da Universidade de São Paulo (USP), Iasmin Carvalho, faz o curso no período da noite, mas quando retornou para Salvador, onde mora sua família, ela teve que se adaptar para estudar no turno matutino. O único horário em que o ambiente fica tranquilo e silencioso é no começo do dia, quando seus pais vão trabalhar e sua irmã tem aulas online do colégio. “Estou conseguindo manter uma rotina pela manhã mas ao longo do dia vai bagunçando um pouco”, afirma. 

Carvalho conta que planeja sua semana com muita antecedência, o que faz com que ela saiba o que fazer assim que acorda. Ela afirma que o planejamento te dá um pouco de certeza nesse período de isolamento, de incertezas. Entre as tarefas, a estudante aproveita o tempo livre para fazer skincare e hidratar o cabelo. Essas coisas fazem com que ela sinta que faz algo útil para si própria. “No final da quarentena eu saio, pelo menos, com o cabelo hidratado”, brinca.

 

Dicas dos estudantes para tentar manter uma rotina
Muitos jovens nesse período de pandemia e isolamento social criaram ou fortaleceram hábitos. Alguns fazem ioga, malhação, cozinham, outros estudam, protestam nas janelas, mas todos fazem algo para tentar manter o equilíbrio. E, para manter-se bem, um planejamento é sempre bem-vindo. Confira algumas dicas:

 

Marcelo AzevedoMarcelo Azevedo – “Para começar uma rotina é bom ter um ambiente organizado e escolher as coisas que te dão prazer em fazer, porque não adianta se obrigar a fazer algo que você não goste. É bom se adequar, não precisa acordar cedo para ter um dia produtivo e não tem problema acordar às 11h. Faça algo que você ache útil e que goste ao mesmo tempo. Não veja aula no mesmo lugar que você dorme e não fique de pijamas, isso confunde sua mente. Todo dia acordo, tomo banho e coloco uma roupa como se fosse ir pra faculdade e isso me ajuda muito.”

 

 

Iasmin CarvalhoIasmin Carvalho – “Ter um horário certo para fazer as as atividades, como se fosse sair para compromissos, ajuda muito a manter uma rotina. Fazer um curso online e acordar sempre no mesmo horário te dá mais certeza do que fazer. E é importante não perder o contato com os amigos, matar a saudade virtualmente, marcar um horário no dia para fazer isso, porque é bom a gente lembrar que tinha uma vida antes disso e vai ter uma depois.”

 

 

 

Paloma QuintelaPaloma Quintela, estudante de administração na Ufba – “É legal fazer uma lista do que você vai fazer no dia. Mas faz uma lista pequena, para não atacar a ansiedade. Lembrar também de sempre, no cronograma, se dar um tempo livre pra espairecer. Comunica sua rotina para as pessoas que estão na sua casa, para que elas estejam cientes e não atrapalhem naquele momento.”

 

 

 

Luiza PereiraLuiza Pereira, história na Ufba – “Primeiro lugar, acho importante ter horário certo para dormir e acordar. E também, continuar fazendo exercícios físicos, mesmo dentro de casa. Como não estou tendo aula da universidade, faço cursos online. É uma boa oportunidade de continuar adquirindo conhecimento na quarentena e utilizar o nosso tempo livre para algo útil. Acho também interessante que as pessoas façam coisas que geralmente elas não têm tempo de fazer na rotina normal.”

 

 

 

*voluntária da Agenda Arte e Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *