Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA recebe a performance “Nossos Ancestrais”

A performance reflete sobre as principais mazelas que acometem povos indígenas, negras, LGBTs e mulheres                      

Por Kelven Figueiredo

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA será palco, nesta quarta-feira (06), da performance Nossos Ancestrais. Apresentada pelo ator e Doutor em Artes Cênicas Demian Reis, a Nossos Ancestrais consiste em  um aboio –  um canto sem palavras reproduzido por vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral.

A obra busca trazer o olhar do público para o passado, quando barcos da velha Europa chegaram para mudar o destino de cerca de 5 milhões de pessoas que habitavam as terras que se tornariam colônia de Portugal, dos quais milhões foram sacrificados no altar do colonialismo português. A narrativa se passará no Brasil dos descendentes misturados dos povos indígenas, europeus e africanos de hoje, onde, segundo os idealizadores, é possível ver e sentir a presença desse passado em toda parte.

A performance também lança olhar sobre o atual momento da história brasileira,  em que bandeiras de ódio desfilam abertamente em praça pública e redes sociais. Está em andamento verdadeiro genocídio de povos indígenas e da juventude negra das periferias. Terras indígenas e quilombolas são invadidas e o governo se recusa a demarcá-las. LGBTs são vítimas de assassinato e espancamento. Imigrantes sofrem preconceito, insultos, são espancados e até escravizados. Um machismo atávico segue produzindo a violência cotidiana contra a mulher, do estupro ao assassinato. Todas essas mazelas permanecem entre os descendentes de Nossos Ancestrais.

A ação acontece às 18h e será limitada à participação de 30 pessoas, que podem reservar os ingressos através do telefone 3283-5530. A colaboração é de R$10,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *