“Não tenham medo de saber e de tentar”, motiva designer portuguesa em palestra na Facom

Palestra realizada pelo Correio* em parceria com o GJOL pode se desdobrar em um hackathon em Abril             

Por Greice Mara e Lucas Arraz

Na tarde da última quarta-feira (25), a designer portuguesa Mariana Santos lotou o auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom) com a palestra “Visualizações interativas: infografia e dados para contar histórias”. A palestrante relatou suas experiências com produção de infográficos e conteúdo multimídia no The Guardian e no Fusion. O evento foi promovido gratuitamente pelo  Jornal Correio*, que atualmente conta com Mariana na sua equipe de planejamento, em parceria como Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) da Facom| UFBA.

A palestra se dividiu em duas partes, onde Mariana apontou a necessidade de atualização do jornalismo para as vias digitais e apresentou seus trabalhos na Fusion. Na primeira parte, a designer destacou a importância do jornalismo pensado para celulares: “A Geração Y consome mais notícias, mais mobile”, disse. Ainda segundo Mariana, 80% dos leitores do Correio* vem do mobile. “Temos que produzir primeiro pensando nesse público”. Atualmente, Mariana está prestando consultoria ao jornal e é co-fundadora e CEO da Unicorn Interactive, uma startup jornalística. Antes disso, a profissional trabalhou no The Guardian e integrou o projeto Wikileaks.

Mariana Santos
Mariana Santos presta consultoria no Jornal Correio*

A doutora em Comunicação e professora da Facom, Lia Seixas, acompanhou a palestra e comentou as estatísticas apresentadas por Mariana. “O impresso não se sustenta mais só com notícia do dia”. Segundo a especialista em gêneros jornalísticos, é importante que o jornalismo baiano se reinvente e passe a utilizar mais dos meios digitais e seus recursos multimídia. Para Mariana, a maior dificuldade para isso ainda é vender o espaço de publicidade no digital, onde o anunciante não consegue tocar no seu espaço como no impresso. Porém, apesar da escassez de recursos o jornalismo baiano têm a solução: ‘’Baianos são muito criativos e podem fazer grandes coisas’’, afirma a designer.

Mariana ressaltou ainda a importância de fazer com que a informação chegue em mais pessoas diferentes e um produto pensando tridimensionalmente: tecnologia, designer e informação. Por mais que os recursos do jornalismo brasileiro não se assemelham ao internacional, a consultora do Correio* garante que é tudo questão de esforço. “Não tenham medo de saber e de tentar. Se tiverem vontade aprendam tudo”, disse a designer, que  recém formada conseguiu o primeiro emprego no Guardian ligando e oferecendo uma proposta de conteúdo digital.

Caroline Magalhães, 18, aluna de Jornalismo da Facom disse que se sentiu inspirada após ouvir as palavras de Mariana. “Me senti mais motivada a tocar os meus próprios projetos ao invés de ir agora para o site de outras pessoas”, afirma. Já Mariana Gomes, 18, também de Jornalismo, se empolgou com a ideia da realização do hackathon na UFBA. A edição da Chica poderosas acontece em abril através de parceria entre a Facom e o Correio*. Para a estudante, essa seria uma oportunidade única de empoderamento, uma vez que o Chica Poderosas reúne mulheres de diferentes áreas para focar na produção multimídia de um mesmo tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *