Sarau celebra a diversidade da juventude negra no bairro Alto das Pombas

Movimentando o cenário artístico da região, sarau discute a vida dos jovens negros 

Por Mariana Gomes

O que vem a sua mente quando pensa na juventude negra? Para além dos estereótipos e vulnerabilidades que acometem a vida dessas pessoas, há muito conhecimento, arte e política sendo produzida por inúmeros segmentos da juventude negra brasileira. Com objetivo de promover as produções artísticas e de conhecimento de sua comunidade, acontece neste sábado (19) o “Sarau do Pombal: Avante, Juventudes Negras” realizado pelo Grupo de Mulheres do Alto das Pombas em parceria com o Grupo de Pesquisa Griô, coordenado pelo professor Pedro Habib na Faculdade de educação da UFBA. 

Comprometido na luta pela justiça social, contra discriminação racial e violência contra a mulher, em seus 37 anos de atuação o Grumap promove atividades educacionais, artísticas e de formação política com crianças, jovens, mulheres e homens do bairro de Alto das Pombas, localizado na região central de Salvador. 

“O tema Juventudes Negras para este sarau surge da vontade de mostrar, cada vez mais, que somos diversos e somos potências. O próprio Sarau já é fruto da ação com as crianças, adolescentes e jovens e hoje, a partir das oficinas de teatro, dança, capoeira angola e violão podemos ampliar a ação com apresentação dos próprios jovens que também já pensam o Sarau na perspectiva da criação do evento”, relata Luciana Silveira, integrante do Grumap.

O sarau ainda é fruto do Jornal Comunica do Grumap, em sua edição de setembro de 2019, que contou com ciclos de formação com jovens da comunidade, e conta com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS). Dentre os eventos promovidos a partir desta publicação, está também o Cine Clube do Grumap, que ocorre na Escola Tertuliano Góes, nesta quinta-feira (17), às 17h30.

História
O Grupo de Mulheres do Alto das Pombas é uma organização política, social, sem fins lucrativos, fundado em março de 1982, no fim da ditadura militar. É constituído, majoritariamente, por mulheres negras moradoras do Alto das Pombas, bairro situado no centro da Cidade de Salvador. As atividades do grupo visam a garantia de benefícios vitais, como: educação, saúde, lazer e moradia para a população de baixa renda, sobretudo as mulheres. 

Serviço
O quê: Sarau Pombal “Avante, Juventudes Negras”
Quando:  19 de outubro (sábado), a partir das 17h
Onde: Largo do Alto das Pombas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *