Saúde, trabalho e ambiente: qual a relação?

Conferência ministrada pela professora Raquel Rigotto abordará as principais questões relacionadas ao tema

Por Rafaela Oliveira

Com o objetivo de refletir  a relação existente entre as desigualdades sociais, o meio ambiente e a crise ecossistêmica global, acontece, às 10h, de  sexta-feira (7), a conferência “Saúde, Trabalho e Ambiente: conhecimentos e saberes em busca de práxis acadêmicas emancipatórias”. Promovido pelo promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Bahia (FAMED/UFBA), Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat/Sesab) e Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento da Escola Politécnica da UFBA, o evento acontece no Cesat/Sesab, localizado no Canela.

A conferência será articulada pela professora Raquel Maria Rigotto, especialista em Medicina do Trabalho pela Fundacentro, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, Raquel é integrante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de saúde coletiva, focando principalmente na influência da saúde e do ambiente no desenvolvimento do trabalhador.

No encontro serão compartilhadas as experiências do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (TRAMAS) . Coordenado por Raquel, o grupo existe há 20 anos e estuda as inter-relações entre produção, trabalho, ambiente e saúde, abordadas numa perspectiva crítica no contexto da civilização do capital, especialmente em suas formas de expressão no Nordeste, principalmente no Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *