Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFBA 2020: projeto debate inteligência artificial, artes e humanidades

A live será transmitida pelo canal do Youtube “Educação e Ciências”,  hoje das 18h30 às 21h

O projeto “Educação e Ciências” (Instituto de Ciências da Saúde) receberá, hoje, o professor Francisco Barretto (IHAC) para debater “Inteligência Artificial em interface com Artes e Humanidades”. Vinculado à disciplina “Tópicos em Ensino, História e Filosofia das Ciências” do Programa de Pós-graduação em Imunologia, o projeto é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020 da UFBA, que está acontecendo entre os dias 19 e 23 de outubro. A live acontecerá nesta quinta-feira (22), a partir das 18h30, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube “Educação e Ciências”.

Para o debate, também estarão presentes alunos e ex-alunos da comunidade UFBA, além de estudantes e professores de educação básica da rede pública. A coordenadora do projeto, Deise Vilas Bôas (Departamento de Biomorfologia – UFBA) explica que a presença da Rede Pública de Educação Básica é um dos pontos altos do projeto “Educação e Ciências” e legitima a proposta da SNCT UFBA 2020. Um dos objetivos da proposta é fazer a intersecção entre a universidade pública e a Educação Básica. 

“Receberemos como debatedoras duas alunas do ensino fundamental que já participam de projetos de iniciação científica envolvendo universidades públicas. Umas das alunas é negra e esse espelhamento de todos os alunos negros que estarão do outro lado da tela assistindo a live é fundamental. Quando falamos que representatividade importa, estamos falando de vidas negras preservadas e empoderadas pelo acesso de pretas e pretos à Educação. Sem falar que são duas meninas, para desconstruir a ideia hegemônica de que ‘o cientista’ não só é branco, como é um homem. São desconstruções necessária que precisam ser fortalecidas diariamente”, pontua Deise. 

Ela também explica a escolha do professor convidado. “O professor Francisco Barretto se constitui em excelente escolha do projeto para uma conversa sobre Inteligência Artificial nas Ciências Humanas e Artes. Um dos seus projetos é o ‘Um Ambiente Afetivo’, baseado no reconhecimento de emoções humanas usando redes neurais. Um outro projeto trata da criação de paisagens sonoras artificiais para compor ambientes virtuais, demonstrando a sua pesquisa de Inteligência Artificial em interface com a música. É muito instigador e delicado”, reflete Deise.

Vão participar do debate Ana Carolina Santos, graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFBA; Laurinne Oliveira, graduanda da Engenharia de Computação da UFBA; e Rafael Mercuri, ex-aluno do curso de Biotecnologia da UFBA que atualmente é Doutorando do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática da USP.  

A professora ressalta a importância de compor o debate em diálogo direto com Carollyne Dourado, aluna do 8º ano da Escola Municipal Cidade de Jequié (Salvador/BA); Larissa Brito, aluna do 9º ano da Escola Municipal Profa. Marlene (Santa Terezinha/Castro Alves – BA); e Leandro Pessoa, Prof. da Escola Municipal Gov. Roberto Santos (Salvador/BA) e do Colégio Estadual Helena Matheus (Salvador/BA) com Doutorado em Geografia e experiência na área de Globalização e Território. “A trajetória específica de Leandro dentro da Geopolítica sem dúvidas irá pontuar o debate com as armadilhas e os riscos que envolvem os projetos de Inteligência Artificial e o seu mau uso”, afirma Deise.

Ela afirma, ainda, da satisfação de ter como integrantes do projeto “Educação e Ciências” até o momento dezoito representações estudantis da UFBA, demonstrando a sede do corpo discente por atividades inter/transdisciplinares e o desejo de preencher lacunas na formação. 

“Estou muito feliz e agradecida a toda a valorização fornecida ao projeto pelos alunos integrantes e ao papel de apoio e divulgação que todas as representações estudantis envolvidas desempenham. Com esse trabalho de divulgação cercado de brilho nos olhos, alcançamos mais e mais corações”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *