“Viver é sinônimo de empreender”: série conta história de quem investiu em sonhos na pandemia

Ter iniciativa e vontade para começar um projeto sempre necessitou coragem e persistência. Coragem para enfrentar as incertezas, as críticas que em todas as áreas vão existir e as dificuldades em saber se realmente está indo no caminho certo.

Nesta nova série da Agenda, “Viver é sinônimo de empreender”,  nossos repórteres foram atrás de pessoas de  diferentes segmentos em cidades do interior da Bahia e retrataram como é empreender em meio a um cenário nada favorável. Durante quatro semanas, sempre às segundas-feiras, contaremos as histórias de empreendedores de Irecê, Mata de São João, Feira de Santana e Capela do Alto Alegre.

Na cidade de Irecê, localizada no centro-norte baiano, o amor pela cozinha e uma pitada de MPB foi o que motivou Bruna Lorrana, 23, a iniciar uma doceria por delivery na cidade. E apesar do medo com futuro do projeto e críticas que viessem a surgir, nada impediu com que ela, hoje, seja capaz de levar aos seus clientes a felicidade no olhar que gosta tanto de ver.

Já em Mata de São João, a 65 quilômetros da capital, o amor por sua terra levou o publicitário José Neto, 34, a criar a Vista MSJ. Em três meses desde a  inauguração, a camisaria mais bairrista da cidade estampa o orgulho de ser matense e vem encantando os conterrâneos. Para a Agenda, Jô, como é conhecido na cidade, contou sobre como o negócio, que tem os próprios moradores como modelos, ajuda a movimentar o comércio local.

Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia, com um comércio grande, desenvolvido e bem movimentado. A variedade de lojas e serviços dá a impressão de que não há nada que você não possa encontrar na princesa do sertão, mas foi só em maio de 2020, ainda no início da pandemia, que surgiu a primeira empresa de fotos em polaroids na cidade: a Seu Retrato, pensada e gerida pela fotógrafa Manuella Albertine, 28.

Em Capela do Alto Alegre, pequena cidade do nordeste baiano, a mais de 250 quilômetros da capital, quem usou a coragem para empreender foi Erenildo Araújo, 40. Na contramão do mercado do município, concentrado na produção de leite e agricultura, o rapaz criou a Vaslone, uma fábrica de vassouras que resiste às adversidades do contexto. 

Assim, buscamos contemplar variadas áreas e trazer à tona empreendimentos de profissionais que, por conta própria, iniciaram um negócio no interior do estado da Bahia. Com isso, colocamos em evidência múltiplas realidades, culturas e a vontade de empreender, seja por amor à cidade, pela oportunidade de inovar,  incentivo de amigos ou a realização de um sonho antigo. Que seja uma boa experiência a todos que vão ler.

 

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