Você já viu a UFBA no Minecraft? Mate a saudade da universidade no mundo virtual

Conversamos com o grupo de alunos que está construindo a instituição online

Geovana Oliveira

Durante o isolamento social, a UFBA adiou as aulas por tempo indeterminado. Mas quem sente saudades pode visitar a universidade de outras formas. Bloquinho a bloquinho, alunos dos cursos de exatas têm reproduzido os diferentes prédios, ruas e monumentos da federal no Minecraft, jogo online que permite construir e explorar um mundo feito de blocos. 

A ideia começou com Mateus Miguel, 19 anos, estudante do segundo semestre do B.I de Ciências e Tecnologia. Em um fórum do Minecraft no Reddit, viu que alunos de diferentes países estavam construindo suas universidades no jogo e resolveu trazer para a UFBA. Criou um servidor e compartilhou com os colegas de C&T. Depois viralizou. 

Agora o projeto tem uma equipe de construção consolidada. No perfil do Instagram @mine_ufba, com mais de mil seguidores, o grupo atualiza a comunidade dos progressos feitos. Tudo é construído a partir de imagens do Google Maps, Google Earth, fotos achadas em jornal e sites, além das enviadas pelos seguidores.


Ver essa foto no Instagram

Dando um role na ufba ao som de cassiano

Uma publicação compartilhada por Minecraft UFBA (@mine_ufba) em

O processo não é rápido. “Bloquinho a bloquinho e absolutamente detalhistas, por isso tem levado tanto tempo”, diz Lucas Adorno, 19, estudante do quinto semestre de Ciências e Tecnologia. A construção de cada prédio é contada em dias. “Em horas corridas o Instituto de Biologia levou umas 12 horas ou mais, ele todo até a parte de trás. O que dá uns quatro ou cinco dias. Depende também da inspiração da gente”, conta Bernardo Berlim, 18, aluno de engenharia. O Instituto de Geologia, um dos prédios mais rápidos a ser construído, ficou pronto em cerca de três dias. .

Apesar do tempo investido, todos entraram no projeto por diversão. Ocupando o tempo livre de aulas que o isolamento deixou, eles também controlam o estresse da quarentena. “Teve uma semana em que eu estava acordando de manhã cedo para jogar e ficava até as 2h da manhã. A maioria aqui a mesma coisa, o Guilherme, Lucas e Gabriel tiveram uns dias que ficaram até as 4h”, conta Berlim. 

A meta é construir a UFBA toda, de preferência antes do fim da quarentena. Em ondina, ainda falta finalizar e construir alguns prédios, como o de Medicina Veterinária e da Faculdade de Comunicação, além de fazer o detalhamento de ruas, passeios e até árvores. E ainda falta as faculdades da federação. “Vamos construir até o Canela, a rua e os prédios”, afirma Luís Guilherme, 17, calouro de engenharia. E provoca: “Quero ver o IHAC que tá errado tem mais de duas semanas e ninguém foi aumentar ainda”.

View this post on Instagram

Será que no minecraft ele funciona??

A post shared by Minecraft UFBA (@mine_ufba) on

MineUFBA
Essa não é a primeira vez que a federal da Bahia é feita no Minecraft. Entre 2018 e 2019, o professor Rodrigo Rocha, doutor em Ciência da Computação, coordenou o projeto MineUFBA, que rendeu até um artigo premiado no evento SBGames

O bolsista do projeto, Pedro Pontes, desenvolveu um programa chamado Geoblocks para criar mapas do Minecraft e do Minetest de qualquer região do planeta a partir de dados geográficos disponíveis gratuitamente.

“Usamos esses programas para recriar uma região de Salvador que engloba os principais campi da UFBA na cidade. Por fim, customizamos o PAF I — bloco a bloco, colocando portas, janelas, escadas, pisos e outras estruturas — e parte do Instituto de Matemática e Estatística”, conta Rocha por email. 

No projeto Pibiti original estavam previstos dois bolsistas, e um deles seria o responsável por customizar outros prédios da UFBA, além de divulgar o projeto. Mas como só uma bolsa foi concedida, essas atividades não foram desenvolvidas.

Agora o professor, também responsável pelo MeuHorário, admira a nova construção da universidade no Minecraft. “É uma iniciativa impressionante, com resultados bastante convincentes. O projeto ilustra perfeitamente a união entre pessoas altamente motivadas e uma poderosa ferramenta de construção colaborativa como o Minecraft”, afirma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *