Agenda Arte e Cultura
Rede Iris
 Representação em azul de duas flores de íris. Uma flor está com as pétalas abertas e a outra ainda está em forma de botão. Do caule da flor saem duas folhas longas além de ramificações de linhas formando conexões em rede. As linhas conectam círculos azuis. Em alguns dos círculos estão apresentados os seguintes símbolos de acessibilidade: símbolo de Sistemas de Audição Assistida, Closed Caption (legenda oculta), Braile, Intérprete de LIBRAS, deficiência visual e deficiência física. Na base do caule da flor está escrito Rede Iris.

Sobre

A Rede Iris é um espaço para divulgar eventos que acontecem na UFBA e que disponibilizam recursos de acessibilidade, física/arquitetônica e comunicacional (intérprete de Libras, audiodescrição, legenda descritiva, braile, conteúdo tátil e outros suportes). Atualmente, a Rede é uma parceria com a “Agenda Arte e Cultura UFBA” e também mapeia ações de apoio às pessoas com deficiência existentes na universidade. Além da divulgação de eventos e ações, são produzidas reportagens que discutem a acessibilidade dentro e fora da UFBA.

Quem compõe a equipe? Estudantes da universidade, com e sem deficiência. Entre em contato conosco para divulgar um evento acessível ou uma ação: acesso.redeiris@gmail.com

Eventos

O texto Congresso Pesquisa, Ensino e Extensão 2019 aparece em cima da fotografia de um índio.
Congresso da UFBA: confira atividades que vão debater acessibilidade

O Congresso da UFBA 2019 começa nesta terça-feira (29), com uma programação extensa. E as pessoas com deficiência (PCD) também estão inseridos nessa. A Rede Íris fez uma lista com as atividades que vão debater a acessibilidade e PCD. Confira o que vai rolar!

Leia mais
imagem12fiac
FIAC investe em mediação cultural a partir da acessibilidade

Na próxima semana, acontece o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. Além de uma programação imperdível de espetáculos de teatro, dança, performance e circo à atividades formativas, as ações de mediação cultural desenvolvidas nesta edição foram pensadas a partir da perspectiva da acessibilidade enquanto meio de cidadania cultural.

Leia mais

Reportagens

foto-cinefacom-redeiris_ed
Mostra de Cinema e Direitos Humanos discute acessibilidade na Facom

Convidados debateram sobre o documentário exibido e questões como invisibilidade, editais e comunicação

Leia mais
artigo rede iris
Artigo: Visibilidade jurídica PCD

A luta do movimento PCD não é recente e ainda está longe de acabar. Leia o artigo de Murilo Rigaud.

Leia mais

Mapeamento

logotipo do NAPE
NAPE

O NAPE foi criado através da Portaria nº 74, de 26 março de 2008 e vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil - PROAE com a missão de contribuir para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, tecnológicas, didáticas e culturais, com vistas à inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal da Bahia.

Endereço: PAF III - Rua Barão de Jeremoabo, s/nº. Campus Universitário de Ondina. CEP: 40.170-115 Fone: (71) 3283- 6979 / 3283-6980 E-mail: napeufba@ufba.br

http://www.napeacessivel.ufba.br