Rede Iris
 Representação em azul de duas flores de íris. Uma flor está com as pétalas abertas e a outra ainda está em forma de botão. Do caule da flor saem duas folhas longas além de ramificações de linhas formando conexões em rede. As linhas conectam círculos azuis. Em alguns dos círculos estão apresentados os seguintes símbolos de acessibilidade: símbolo de Sistemas de Audição Assistida, Closed Caption (legenda oculta), Braile, Intérprete de LIBRAS, deficiência visual e deficiência física. Na base do caule da flor está escrito Rede Iris.

Sobre

A Rede Iris é um espaço para divulgar eventos que acontecem na UFBA e que disponibilizam recursos de acessibilidade, física/arquitetônica e comunicacional (intérprete de Libras, audiodescrição, legenda descritiva, braile, conteúdo tátil e outros suportes). Atualmente, a Rede é uma parceria com a “Agenda Arte e Cultura UFBA” e também mapeia ações de apoio às pessoas com deficiência existentes na universidade. Além da divulgação de eventos e ações, são produzidas reportagens que discutem a acessibilidade dentro e fora da UFBA.

Quem compõe a equipe? Estudantes da universidade, com e sem deficiência. Entre em contato conosco para divulgar um evento acessível ou uma ação: acesso.redeiris@gmail.com

Eventos

Cartaz com fundo branco com letras azuis. Na parte superior três balões de diálogo vazios em formatos diferentes. Abaixo: Diálogos Sobre Pessoa com deficiência: Preconceito, desafios e possibilidades. Palestrante: Álon Maurício da Silva e Silva. Psicólogo, mestrando em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade ( UFBA)- Tradutor/ Intérprete de libras- Português do NAPE-UFBA. Criador do Projeto DIVERSILIBRAS - Comunidade Surda e Diversidade Sexual. Abaixo em um retângulo de fundo azul: 8 de outubro de 2019, às 9 horas, Auditório do PAF III / UFBA( Campus Ondina) Na parte inferior do cartaz escrito Realizações, com as logomarcas da Secretária de Educação, Governo do Estado da Bahia. CEEBA e DIVERSILIBRAS. Ao lado Apoio: logomarca da UFBA e do NAPE - UFBA.

Leia mais

Reportagens

Conheça a Rede Íris

Qual a distância entre os equipamentos culturais e os cidadãos? Imagine que depois de uma maratona no transporte público, chegar ao local em questão e não conseguir acessar os conteúdos de museus, bibliotecas e cinemas. É o que acontece com muitas pessoas com deficiência. A partir dessa necessidade, surge a Rede Íris para auxiliar a divulgar quais espaços e eventos culturais apresentam acessiblidade.

Leia mais
Campanha de Adauto

Há cerca de um ano estudando na Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), Adauto Menezes, 21 anos, não passa despercebido pelos ambientes. Seja pela sua fala amigável ou por ser cadeirante. Em busca de maior autonomia, fundamental na vida de qualquer pessoa de sua idade, Adauto lançou neste mês uma campanha de financiamento online para comprar uma cadeira motorizada que facilitará sua mobilidade. Saiba como ajudar!

Leia mais

Mapeamento

NAPE

O NAPE foi criado através da Portaria nº 74, de 26 março de 2008 e vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil - PROAE com a missão de contribuir para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, tecnológicas, didáticas e culturais, com vistas à inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal da Bahia.

Endereço: PAF III - Rua Barão de Jeremoabo, s/nº. Campus Universitário de Ondina. CEP: 40.170-115 Fone: (71) 3283- 6979 / 3283-6980 E-mail: napeufba@ufba.br

http://www.napeacessivel.ufba.br