Espetáculo homenageia primeiro negro a se graduar pela Escola de Teatro da UFBA

A montagem  entra em cartaz no  próximo dia 27 e homenageia o primeiro negro a graduar-se pela Escola de Teatro da UFBA

Por Greice Mara

 

O Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA, será palco de uma obra que visa homenagear o ator e dançarino Mário Gusmão, primeiro negro a se graduar pela Escola. O espetáculo intitulado Gusmão – O Anjo Negro e sua Legião fica em cartaz de quinta a domingo entre os dias 27 de julho e 13 de agosto, sempre às 19h. A montagem  organizada pela Companhia de Teatro da UFBA é gratuita.

A montagem destaca a trajetória de vida do ator Mário Gusmão, dentro e fora dos limites das artes, e suas contribuições para a formação de artistas da cena baiana e grupos culturais negros referenciados. O ator é considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios.

Durante da década de 1980, em que esteve nessa região, surgiram várias entidades importantes para a história de luta do movimento negro. Mário Gusmão participou de dezenas de peças de teatro, novelas e seriados da televisão brasileira; fez dezesseis filmes, além de diversos espetáculos de dança. Ganhou destaque no cinema com Glauber Rocha nos anos de maior efervescência cultural do país.

Com a dramaturgia e direção de Tom Conceição, em conjunto com a colaboração coletiva do elenco na construção textual, a produção traça uma linha cronológica que nasce na Cidade de Cachoeira, com referências nas mulheres da Irmandade da Boa Morte, nas feiras livres e no Samba do Recôncavo, e passa por Salvador, na década de 50, expondo marcos da ascensão e da derrocada de Mário Gusmão nas artes da cena até a sua morte, em 20 de novembro de 1996.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *