Palestra na Escola de Teatro comemora os 100 anos de Martim Gonçalves

Evento busca manter viva a obra do artista brasileiro responsável por muitos avanços na cena teatral baiana

Por Ícaro Lima

Um dos principais personagens da história do teatro baiano e brasileiro, Martim Gonçalves estaria comemorando, se estivesse vivo, mais um aniversário de vida em setembro. E é essa data que motiva a realização da palestra “É tudo verdade. Martim Gonçalves, 100 anos. Um Legado”, que acontecerá na próxima terça (27), às 14h, na Escola de Teatro da UFBA.

Quem irá apresentar a trajetória artística desse artista é a atriz e pesquisadora Jussilene Santana, diretora do Instituto Martim Gonçalves. A programação completa da comemoração do centenário desse nordestino que percorreu diverso países levando a sua arte será iniciada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) com uma leitura dramática de “Noite de Guerra no Museu do Prado”, de Rafael Alberti, dirigida por Ewald Hackler, com atores e alunos selecionados por audição.

A programação vai até o final do ano, com palestras em diversos estados do Brasil nos quais Martim Gonçalves trabalhou (Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo) além de uma exposição sobre sua vida e obra. Uma peça chamada de “Em Alto Mar”, de Slavomir Mrozek, com direção Ewald Hackler, também ficará online durante um mês, em cartaz digital. Todas as peças são originadas do “Arquivo-Vivo”, que compõem o acervo do Instituto Martim Gonçalves (IMG).

O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio (PPGAC/UNIRIO), com o apoio do Instituto Martim Gonçalves Instituto Martim Gonçalves (IMG), Unirio, UFPE, TBM e da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom/UFBA). A entrada é gratuita. 

O homenageado
Nascido em Recife, Martim Gonçalves construiu uma carreira firme em São Paulo e Rio de Janeiro além de ser o fundador da 1ª Escola de Teatro no país ligada a uma instituição de nível superior, a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Diretor, crítico, cenógrafo, figurinista, professor, produtor e tradutor de obras da dramaturgia mundial, foi contemporâneo de grandes artistas como Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho e João Cabral de Melo Neto. 

Nos seus 30 anos de carreira, viajou para 22 países, de todos os continentes, conhecendo profissionais de diversas áreas (economia, administração, antropologia, educação, psicologia, política), sempre submetendo seus estudos ao “raciocínio ficcional”, acreditando na potência única que o Teatro tem de revelar-nos sobre a essência do nosso mundo.

Instituto Martim Gonçalves
O Instituto Martim Gonçalves (IMG) foi criado em 2017 a partir da reunião de documentos guardados por mais de 40 anos pelo cenógrafo e parceiro artístico de Martim, Hélio Eichbauer, pela família do diretor no Recife, além do material conseguido por Jussilene, que  investiga a vida e a obra do homenageado, tendo visitado 10 dos 22 países que Martim morou, visitou ou fez intercâmbio.

O IMG é uma organização sem fins lucrativos que busca promover o legado e a perspectiva de Teatro do diretor brasileiro. A instituição atua como um “acervo-escola-produtora”, como uma empresa de economia criativa, nascida sem verba governamental e conta até agora com a venda de “ações/produtos” como peças, trabalhos, oficinas, aulas, pesquisa, consultoria, orientação particular e apoio de amigos e parceiros.

Serviço
O que é: Palestra “É tudo verdade. Martim Gonçalves, 100 anos. Um Legado”
Quando: 27 de agosto, às 14h
Onde: Rua Araújo Pinho, 292 – Canela
Como participar: Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *