Quadrilha Junina da UFBA se prepara para apresentações em bairros periféricos de Salvador

Os ensaios, que ocorrem nos fins de semana na UFBA, reúnem alunos de diversos cursos. As inscrições ainda estão abertas.

Por: Glenda Dantas

Faltam poucos dias para o período das festas juninas, mas na UFBA “O forró já começou”, como entoa o rei do baião Luiz Gonzaga. O ritmo musical característico do São João está contagiando o Campus de Ondina nos sábados e domingos, graças aos ensaios da Quadrilha Junina da UFBA.

A iniciativa inédita estudantil pretende, dentre outras coisas, fortalecer o papel de relevância que a arte tem no âmbito universitário. “A reprodução desta manifestação cultural brasileira dentro de um espaço acadêmico é importante, para reafirmar a cultura como peça fundamental de desenvolvimento de uma sociedade”, descreve a equipe.

O projeto foi idealizado em 2015 por ex-alunos, porém o projeto só se concretizou em 2018. O grupo à frente do projeto atualmente pretende tornar a quadrilha um projeto de extensão transdisciplinar, que envolva a Escola de Dança, que seria responsável pelas coreografias; a Escola de Belas Artes, com os cenários e figurinos; Escola de Teatro, com as encenações, e a Escola de Música, com a trilha sonora.

quadrilha1

Além disso, a ideia se distancia das propostas de quadrilhas tradicionais, que ensaiam e investem para competir em campeonatos regionais e nacionais. “Podemos até participar de concursos para adquirir experiência, mas o objetivo principal são apresentações em bairros periféricos, não somente para levar arte, mas para mostrar que a universidade é uma possibilidade para todo tipo de gente”, explicou Dêivid Gonçalves, graduando de Direção Teatral da UFBA e Coordenador Artístico da Quadrilha.

Quanto aos desafios, a equipe destaca que ainda há demandas diversas para solucionar. “Além de termos pouco tempo de preparação do corpo, percepção de espaço, respiração, espírito coletivo, existem algumas outras especificidades”. Os ensaios, que vem acontecendo nos sábados e domingos, das 14h às 19h, desde o dia 24 de fevereiro, reúne alunos de diversos cursos, na Praça das Artes e no espaço atrás do Pavilhão de Aulas I.

Inscrições
As inscrições para participar da Quadrilha ainda estão abertas. As vagas são destinadas a alunos, professores e funcionários da UFBA, e uma parcela é reservada para pessoas externas que demonstrarem interesse. Ao todo já estão contabilizadas, aproximadamente, 140 inscrições, porém o período se estende até meados de maio, quando a coordenação pretende já estar com um grupo pré-definido.

“Apesar de termos muitos inscritos, a rotatividade é grande de pessoas que entram e saem, pois não querem se comprometer. Pretendemos fechar com, pelo menos, 20 pares fixos ao fim dos ensaios”, explicou Dêivid. Os alunos da UFBA receberão, após o período junino, certificado de 60 horas.

Um dos principais desafios da equipe, além da construção de um grupo fixo, é a demanda financeira para custear figurinos, calçados, viagens, translados, etc. Para  isso eles estão realizando rifas e submeteram o projeto numa plataforma de financiamento coletivo.

Já está agendada para o dia 20 de junho uma apresentação da Quadrilha na UFBA, no campus Ondina, e, posteriormente, apresentações pelas comunidades que ainda não foram selecionadas. Serão entre 10 e 15 minutos de apresentação, diferente das quadrilhas tradicionais, que a média é de 25 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *