EDUFBA anuncia edital específico para textos de dramaturgia

 

*Por Debora Rezende, Natácia Guimarães e Rayssa Guedes

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) anunciou nesta quarta, 10 de abril, que vai lançar o Edital Coleções Dramaturgia, destinado à publicação de roteiros e textos teatrais. O anúncio foi feito pela professora de dramaturgia Cleise Mendes, membro do Conselho Editorial da Edufba, durante o lançamento coletivo de 13 livros publicados pela editora, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela.

“Foi constatado que não existe espaço nas editoras para este tipo de publicação”, declarou a professora ao justificar a novidade proposta pela EDUFBA, ressaltando que a iniciativa é voltada apenas para os profissionais da área. “Mas, na verdade, existem leitores interessados, tenham ou não ligação direta com o texto”, explica.

A ideia do edital surgiu a partir da premiação de Aldri Anunciação, ganhador do Prêmio Jabuti com um livro de dramaturgia, “Namíbia, Não!”. “Esse tipo de literatura é realmente para ser lido”, disse Anunciação. Segundo ele, é um tipo de texto que não é voltado apenas para conquistar os diretores, “é preciso que se conquiste também o público”, finaliza. Aldri Anunciação também esteve presente na primeira reunião para a formulação do edital.

O primeiro lançamento coletivo da Edufba em 2014 reuniu mais de 100 pessoas no Teatro Martim Gonçalves, incluindo os autores, seus representantes e familiares, e estudantes da universidade, que participaram de uma breve apresentação das obras seguida da sessão de autógrafos. “Vim prestigiar os amigos e nossos professores”, disse a mestra em Educação Anneloy Peneluc, coautora do livro ‘Educação Básica na Bahia: das políticas ao cotidiano da escola’, juntamente com Andréia Cardoso, também presente.  Durante o evento, os livros lançados foram vendidos a preços promocionais.

Dentre os títulos lançados pela Edufba estavam “Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa”, organizado por Livio Sansone e Cláudio Furtado; “O itinerário de Betty Coelho: histórias que correm no corpo”, de Maria Antônia Ramos Coutinho; “Tempo de dramaturgias”, organizado por Raimundo Matos de Leão e Cássia Lopes; “Anonymous Brasil: Poder e resistência na sociedade de controle”, de Murilo Bansi Machado; e “A casa das mulheres n’outro terreiro: famílias matriarcais em Salvador”, de Maria Gabriela Hita.

Confira abaixo a lista com todas as obras lançadas pela Edufba:

1-      Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia, de Nelson Pretto.

2-      Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa, Livio Sansone e Cláudio Furtado (Org.).

3-      Educação básica na Bahia: das políticas ao cotidiano da escola, de Robinson Moreira Tenório e Rosilda Arruda Ferreira (Org.).

4-      Estudos sobre preconceito e inclusão educacional, de Luciene Maria da Silva e Jaciete Barbosa dos Santos (Org.).

5-      O itinerário de Betty Coelho: histórias que correm no corpo, de Maria Antônio Coutinho.

6-      Tempo de dramaturgias, de Raimundo Matos de Leão e Cássia Lopes (Org.).

7-      Verdade e linguagem em Nietzsche, de Márcio José Silveira e André Luís Mota Itaparica (Org.).

8-      ANONYMOUS BRASIL: poder e resistência na sociedade de controle, de Murilo Bansi Machado.

9-      Consciência, imaginário e punição na Europa Moderna: ensaios em homenagem a Katia M. de Queirós Mattoso, de Evergton Sales Souza (Org.).

10-  Práticas interacionais em rede, José Carlos Ribeiro, Thais Miranda e Ana Terse Soares (Org.).

11-  Uma experiência inovadora no Ensino Superior: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, de Maria Thereza Ávila Dantas Coelho e Carmen Fontes Teixeira (Org.).

12-  A Casa das mulheres n’outro terreiro: famílias matriarcais em Salvador, de Maria Gabriela Hita.

13-  Dicionário etimológico do português arcaico, de Américo Venâncio Lopes Machado Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *