Especialização em Ciência de Dados e Big Data abre inscrições

Objetivo do curso é formar cientistas de dados 

Por Glenda Dantas

Estão abertas até o dia 3 de agosto, as inscrições para a Especialização em Ciência de Dados e Big Data (ECD), do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. O curso aborda técnicas estatísticas, computacionais e matemáticas para a análise e manipulação de grandes volumes de informação. Tudo isso para formar cientistas de dados que poderão atuar no setor público e privado.

As aulas começam em setembro de 2018, e serão ministradas às sextas-feiras no período noturno e aos sábados, completando 12h semanais.

“Os especialistas em Ciência de dados e Big Data  conhecidos comercialmente como Cientistas de Dados podem atuar em qualquer setor onde é necessário a manipulação de grande volume de dados. Entende-se por grande volume de dados, a uma quantidade de informação que é impossível de ser armazenada em um computador pessoal”, explica o professor Jalmar Carrasco.

Serão oferecidas 35 vagas destinadas a pessoas graduadas ou com Bacharelado Interdisciplinar em qualquer área, especialmente os interessados em Ciência de Dados. A carga horária do curso é de 442 horas teórico-práticas e 34 horas destinadas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A duração total da especialização é de 12 meses. Os interessados podem optar por pagar ou em 15 vezes de R$375, ou à vista, que fica R$4.725.

As disciplinas são divididas em três módulos. No Módulo I são introduzidas técnicas e conceitos básicos, no Módulo II são apresentadas ferramentas intermediárias e, no Módulo 3 são abordados alguns tópicos avançados em ciência de dados e big data. Para concluir esta especialização, os alunos devem elaborar e defender um Trabalho de Conclusão de Curso, sob avaliação de banca examinadora.

Confira as disciplinas ofertadas:
Estatística aplicada; Programação em R e Python; Álgebra e métodos numéricos; Banco de dados 1; Aprendizado de máquina; Mineração de textos; Visualização de dados; Fundamentos de big data; Banco de dados 2; Processamento em paralelo; Inteligência artificial; e Reconhecimento de padrões.

Para ter acesso a mais informações, acesse o www.ecd.ufba.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *