MAFRO reabre setor África com exposição de peças do seu acervo

Objetos recolhidos por Pierre Verger que remontam o passado de povos africanos, estão disponíveis na exposição.

Por Luana Gama

Quem se interessa pela arte, tem uma nova exposição para visita, a Máfricas: As Áfricas do Acervo Mafro, aberta permanentemente desde a última segunda-feira (10). Ela marca a reabertura do setor África, do Museu Afro-Brasileiro da UFBA (Mafro), localizado na Faculdade de Medicina da Bahia no Largo Terreiro de Jesus, o horário de funcionamento é das 9h às 17h. A exposição conta com peças do fotógrafo e etnólogo, Pierre Verger e propõe um olhar descolonizador sobre a África.

Naturalizado brasileiro, o francês Pierre Verger recolheu, entre os anos de 1975 e 1976, peças da África Ocidental, que atualmente fazem parte da Coleção Africana do museu. O acervo é formado por duas coleções genericamente denominadas Africana e Afro-Brasileira.

A primeira coleção possui doze peças que foram doadas ao Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da UFBA, em 1962, pelo Museu Real da África Central localizado em Tervuren, Bélgica.

Elas retratam seis etnias, sendo cinco de povos da República Democrática do Congo (RDC): Bena-Lulua, Yombe, Luba, Kuba, Dengese e uma de Angola, a Quioco. O acervo também é composto por objetos ligados às artes, religião, linguagens, e saberes que estão sendo requalificados por meio de uma narrativa descolonizada sobre as peças apresentadas.

Com a exposição, o museu reafirma sua missão em implementar ações que valorizem, incluam e reconheçam as histórias e culturas africanas na diáspora, estando atento às discussões internacionais reafirmando seu papel social, participando da Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela Unesco.

A exposição Máfricas tem quatro núcleos temáticos e textos dos pesquisadores e doutores Dr. Henrique Freitas, Dra. Joseânia Freitas, e dos mestres Me. Juipurema Sandes, da museóloga e Me. Joana Flores, e Me. Thiara Matos. A visitação da exposição é gratuita. Mais informações através do telefone (71) 3283-5540 e endereço de e-mail mafro@ufba.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *