Ele está de volta! R.U. reabre no campus de Ondina

Espaço foi decorado com balões e uma placa de bem-vindos para receber a comunidade

Por Madson Souza

A volta do Restaurante Universitário (R.U.) de Ondina trouxe felicidade para a comunidade acadêmica nesta sexta-feira (10). O espaço, que estava fechado desde 11 de fevereiro, agora, está sob o comando da empresa PRM Serviços de Mão de Obra Especializada Eireli, que venceu a licitação.

Decorado por balões e uma placa de bem-vindos, o R.U. seminovo foi comemorado por quem foi almoçar no espaço, como o graduando do BI de Ciência e Tecnologia Tarcisio Fonseca, 20 anos. “Eu tava esperando bastante a volta do RU. Até gostei dos balões foi bem minha sensação”.

Apesar da conquista, os estudantes não esquecem de suas reivindicações na hora do almoço.“Só tava esperando mais porções da opção vegetariana, acabou rápido como de costume”, opinou Tarcísio.

A diretora de assistência estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Nelsimaria Cardoso, 25 anos, lembrou da importância dos restaurantes universitários para a comunidade. “É uma importante conquista. Fizemos várias mobilizações na UFBA. Mas, continuamos na luta pelo restaurante do Canela, que já está em construção, porque a quantidade de refeições servidas em Ondina é muito pouco para o número de estudantes”.

O RU segue funcionando das 11h às 14h e no horário noturno das 17h às 20h. O UFBA Card é uma das possibilidades para facilitar o acesso, sem que haja a necessidade do comprovante de matrícula. Apesar da mudança na empresa responsável, a dinâmica de funcionamento permanece a mesma, contou Katia Lemos, 37 anos, que é funcionária terceirizada da universidade. “Achei que veio numa porção menor a comida, a fila foi super rápida e achei o ambiente limpo, foi satisfatório”, disse.

(Foto: Gabriel Oliveira)
(Foto: Gabriel Oliveira)

As filas continuam
Com tanta expectativa pela reabertura, a tradicional fila do RU foi grande, e a espera desagradou, principalmente, os bolsistas. “Foi decepcionante. A gente ficou bastante tempo parado na fila. Sou bolsista e fiquei uma hora para chegar lá dentro. Foi bem demorado”, contou o graduando em engenharia ambiental Guilherme Andrade, 22 anos.  

Alguns estudantes inclusive foram questionar o porquê da demora para o atendimento dos bolsistas e pediram para que a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Cassia Virginia fosse conversar na área externa com os estudantes e tiveram o pedido negado.

“A fila para os bolsistas estava insuportável, ao ponto de zerar a dos pagantes e continuar a dos bolsistas. Fui conversar para entender o porquê estava desse jeito e a orientação dada pela pró-reitora foi para que tivéssemos calma, porque a empresa é nova. Eu concordo que a empresa é nova, mas a estrutura e o funcionamento do RU não. Todos sabem como funciona”, contou a graduanda em geografia Marcia Regina, 30 anos.

Depois das reclamações, a situação melhorou, segundo Bruno Vuchman, que cursa Artes Cênicas, 21 anos. “A fila só andou, porque cobraram os responsáveis, então colocaram três pessoas para conferir a lista. Antes tinha apenas uma pessoa. A fila dos pagantes só andando e a dos bolsistas cheia”, ressaltou.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *