Palestra na na Faculdade de Direito discute a crise da democracia

Após as apresentações, haverá um debate aberto para a plateia; a entrada é gratuita

Por Ícaro Lima

Baseada em um tema contemporâneo e que abre espaço para muitas discussões, será realizada no próximo dia 21, na UFBA, a palestra “Sobre a crise da democracia em tempos de populismo”, ministrada pelo filósofo alemão Christoph Horn. O evento acontecerá às 9h30 no Auditório Raul Chaves, na Faculdade de Direito da UFBA, na Graça. A entrada é gratuita.

Além de filósofo, Horn é professor de Teoria Política Contemporânea na Universidade de Bonn (Alemanha) e irá basear sua apresentação abordando a clássica distinção entre as teorias liberal e republicana da democracia, examinando os desafios do populismo contemporâneo. Ele também irá discutir as papéis da mídia e da internet em um momento de crises da democracias e as alternativas para defendê-la.

Quem também estará presente e irá dialogar sobre esses temas é a professora Graça Druck, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA, além do advogado Marcos Sampaio, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).

O encontro será realizado por meio das parcerias entre a Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, o Goethe-Institut e a UFBA. A atividade faz parte do “Fórum de Democracia Europa-Brasil”, uma série de eventos organizados pela Embaixada da Alemanha em diversas cidades brasileiras, em conjunto com importantes instituições do país – como a UFBA, USP, TSE, FHC, PUC-RS, FGV-Rio. O objetivo é discutir pautas do Estado de Direito e democracia, nos cenários brasileiro e mundial.

A entrada é gratuita, com credenciamento no local, e os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UFBA). Ao final da palestra haverá um debate, aberto para perguntas da plateia, com tradução simultânea do alemão para o português. Aqueles que não puderem ir podem acompanhar a transmissão do evento em tempo real pela TV UFBA.

Serviço
O que é: Palestra “Sobre a crise da democracia em tempos de populismo”
Quando:  21 de agosto, às 9h30
Onde: Auditório Raul Chaves, Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia –  Rua da Paz, Graça
Como participar: Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *