Cinefacom recebe a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Exibição de filmes acontecerá na Faculdade de Comunicação da UFBA

Por Mariana Gomes

Durante a Segunda Guerra Mundial, o cinema foi um dos meios de comunicação mais utilizados para promovê-la, tanto pelos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), assim como os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos). Ao mesmo tempo, a sétima arte nutre uma tradição para promover a cidadania. Entre os dias 12 e 14 de novembro, o auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), recebe este mês a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. 

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra há uma década o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A semana de cinema é realizada pelo CineFacom, mostra, pelo Cinemata, cineclube realizado no Centro Cultural Mata Inteira, e pelo Arqueologia do Sensível, grupo de pesquisa da Facom/UFBA. 

Realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos e abre espaços de debate sobre Direitos Humanos, em busca de disseminar a sétima arte com um caráter descentralizador e democrático.

A mostra tem exibições no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), de 12 a 14 de novembro. Além dos filmes, haverá mesa de conversa sobre as obras audiovisuais. Um dos títulos, “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”, será exibido com audiodescrição. 

Confira a programação:
12 de novembro às 16h30
A bicicleta do vovô – Henrique Dantas
A câmera do João – Tothi Cardoso

13 de novembro às 17h
Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones (com audiodescrição) – Rosana Cacciatore, Elias Norbeto da Silva, Juana Morais, José Gutin Rodriguez, Maurício Nunes e Sandro Livramento)

14 de novembro às 16h30
Nós – Thiago Simas
Dek Tamariti – Marcus Barbosa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *