Dicas para quarentena: uma curadoria de filmes por Monique Feitosa

Seguindo com as dicas para esses tempos de isolamento social, Monique fez uma lista com indicações de filmes para esses dias.

marina

Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil (2016) The Space In Between – Marina Abramović and Brazil Dirigido por: Marco Aurélio del Fiol

Numa busca pessoal por inspiração artística e de cura, Marina Abramović (artista performática) visita o Brasil na intenção de conhecer e experimentar rituais sagrados. Desse processo de pesquisa e criação surge esse documentário que nos mostra a multiplicidade da religiosidade em nosso país.

Atenta-se para o fato de que João de Deus aparece no documentário, pois ainda não tinha sido indiciado (hoje condenado) por crime sexual no momento da realização do filme.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4ijyJVLcJhc
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G58LD8Uh2BI

frances

Frances Ha (2012)

Dirigido por: Noah Baumbach

Frances Ha explora assuntos como juventude, a amizade, ambições e fracasso. Frances (Greta Gerwig) é otimista, leve e tem um jeito todo desajeitado bem real. Ela é aprendiz em uma grande companhia de dança e lida com o desejo de ser uma grande dançarina. Coloca em pauta essa necessidade absurda que temos em querer “mais” o tempo inteiro, em ter que ser muito, ter que ser “grande”.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4EmU4vSL8jQ
Disponível: Netflix

 

tomboy

Tomboy (2011)

Dirigido por: Céline Sciamma

Tomboy é sobre sexualidade, sobre gênero, sobre descobertas, sobre hostilidade. Sobre como nossas construções e amarras afligem. Retrato sensível acerca da expressão de gênero na infância.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=RYLP48Uj4iw
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jfKPSQSWISo

roma

Roma (2018)

Dirigido por: Alfonso Cuarón

Roma foi feito pra assistir com calma. Cada detalhe dele provoca um mundo inteiro de sensações, um imaginário afetivo que escoa nas relações sociais do país. A empregada de origem indígena de uma família branca de classe média que fala tanto da nossa construção social, das nossas desigualdades. É o México no início dos anos 1970, entre revoluções populares, mas poderia ser o Brasil. Roma é a história de Cleo e de uma família branca de classe média desmoronando.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FkzidhAg45U
Disponível: Netflix

aquarius

Aquarius (2016)

Dirigido por: Kleber Mendonça Filho

O tema central é a especulação imobiliária, mas o que mais me toca é a sensibilidade, os detalhes, os diálogos, a memória afetiva. Clara (Sonia Braga) viveu sua vida inteira em um prédio na Boa Viagem, Recife, e só quer continuar lá. Velhice, juventude, sexualidade, memórias, família, classes sociais, elites, poder público, um cenário belíssimo, tudo se entrelaçando e funcionando da melhor forma.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VB-5rodvHUc
Disponível em: Netflix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *