Um espaço virtual para interação: conheça a proposta do EBA cast

Caueba cria plataforma para garantir a interação dos jovens em tempos de isolamento social

Laiz Menezes

A quarentena causou muita ansiedade e desespero nas pessoas, obrigadas a ficarem longe dos amigos, da faculdade e de qualquer ambiente físico em que pudessem conversar e interagir fora de suas casas. Ao pensar na necessidade dos jovens de se conectar e trocar informações nesse período, o Centro Acadêmico Unificado da Escola de Belas Artes da Ufba (Caueba) criou o EBA Cast, um espaço virtual com uma abordagem descontraída e com foco em temas relevantes à comunidade. Tenta ser um espaço interativo, participativo e democrático.

O EBA Cast é um servidor online no Discord, aplicativo gratuito para chat por voz e texto, com diferentes salas e dinâmicas específicas. O Coordenador Geral do Caueba, Edivan Menezes, explicou que a plataforma tenta unir a comunidade interna e externa à EBA para trazer uma maior aproximação. É aberto ao público e as conversas duram em torno de duas horas. Para as pessoas que não podem participar no momento, o conteúdo é gravado e disponibilizado no SoundCloud. “Já que estamos em uma sociedade conectada e que se mantém o tempo todo online, vamos explorar esse meio para unir as pessoas”, afirmou Edivan.

Orlando Dantas, estudante de design da Ufba, conta que, durante a quarentena, o do EBA cast promove o contato e mantém a comunidade estudantil e profissional viva. Ele gosta da plataforma pela facilidade de usar, por ser leve para download, permitir a setorização dos canais de conversa e ter uma boa qualidade de chamada. “Está educando todos nós, podemos nos fortalecer através das trocas de experiências”, afirmou Orlando. 

O servidor online, que ainda está em adaptação ao público, está no ar desde o início do mês de abril. 47 membros estão listados na plataforma e a cada dia alguém entra. O público é bastante diversificado, com pessoas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e de universidades privadas. As atividades desenvolvidas vão desde conversas abertas, jogos, atividades lúdicas até desafios artísticos. O importante é buscar a interação e a diminuição da distância causada pelo isolamento social. Vale lembrar que o EBA Cast pode ser usado por estudantes de qualquer curso, não só para alunos da Escola de Belas Artes.

O também estudante de design Daniel Pita soube do EBA Cast através do Instagram do Caueba. Ele nunca tinha usado o Discord, mas gostou da ideia por ser uma forma de comunicação mais flexível. A plataforma possibilita um diálogo e um bate-papo mais aberto com outros alunos além da EBA. “Conversar com pessoas que não são do meu ciclo de amizade sempre me faz bem. Ouvir outras realidades, outras perspectivas é sempre bom”, afirmou ele. 

Daniel conta que a plataforma está boa, mas que pode melhorar com mais participação dos alunos da comunidade externa. Para o estudante, o EBA Cast caiu bem em tempos de quarentena, e tornou-se mais uma possibilidade de comunicação nesse momento, já que estudantes não precisam se limitar aos grupos no WhatsApp. Eles podem discutir e se comunicar por mensagem de texto ou fazer uma conferência de áudio em uma sala no Discord.

Links de acesso ao Discord, SoundCloud e Instagram do Caueba: 

https://soundcloud.com/user-828320436

https://discordapp.com/invite/69RfepP  

https://instagram.com/_caueba?igshid=14g8p12gxnw3n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *