Mortes aos 27 anos: coincidência ou fato científico?

Pesquisador da Universidade de Coimbra explica mistério sobre essa idade em seminário virtual

A recente morte do neto de Elvis Presley, o músico Benjamin Keough, aos 27 anos, reacendeu um antigo debate que anima rodas de conversas entre leigos e cientistas. Por que 27 anos? Há alguma explicação científica para o fato de vidas serem encerradas nesta idade? Esta polêmica será tema de reflexão na próxima edição do seminário Novos e Velhos Saberes, promovido por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). O evento virtual acontece nesta sexta, dia 17, às 10h.

“Clube dos 27: mito ou estatisticamente plausível?” é o título da videoconferência que será ministrada pelo pesquisador Fábio Schaberle, do Departamento de Química da Universidade de Coimbra. A expressão “Clube dos 27” faz referência a famosos que morreram ao completar 27 anos de idade.  “O mito criado em torno desta idade tem gerado muitas hipóteses; mas será que existe uma explicação com base científica para este aparente mistério?”, provoca o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eduardo Silva, coordenador do evento. Segundo Eduardo, no seminário será exposta uma “interpretação fundamentada na estatística e que aponta para um resultado, porventura, improvável”. Para acessar à sala virtual clique aqui.

Quem é Fábio Schaberle
Formado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Schaberle tem mestrado e doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia  pela Universidade de São Paulo (USP). Em seu currículo, consta experiência ainda em Biofísica, Fotoquímica, Físico-Química, terapia fotodinâmica, fotoacústica e desenvolvimento de dispositivos Laser/LED para medicina. Atualmente trabalha no desenvolvimento de novos fármacos para tratamento de tumores na área de terapia fotodinâmica (PDT) e desenvolve dispositivos médicos para irradiação na empresa farmacêutica Luzitin SA em Portugal. Também atua no departamento de Química da Universidade de Coimbra. E-mail: fschaberle@qui.uc.pt 

 

Serviço
O quê: Seminário Velho e Novos Saberes
Quando: sexta, 17, às 10h
Onde: https://conferenciaweb.rnp.br/events/clube-dos-27-mito-ou-estatisticamente-plausivel
Como: conferência sobre o polêmico Clube dos 7
Com quem: Fábio Schaberle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *