Memórias palpáveis: empresa de polaroids em Feira de Santana se destaca na pandemia

A Seu Retrato já conta com mais de 14 mil seguidores no Instagram e se tornou uma das principais opções para presentes entre os feirenses

Por Inara Almeida

Feira de Santana, enquanto segunda maior cidade da Bahia, tem um comércio de grande importância não só para a economia local, mas para todo estado. O centro da cidade é, diariamente, tomado por inúmeros feirenses e moradores de cidades vizinhas buscando serviços ou fazendo compras nos grandes mercados formal e informal, além das lojas online, centros de compras e outlet, que tornam o comércio bem variado e completo.

     Qual foi a surpresa de Manuella Albertine, 28, quando, depois de muito pesquisar, descobriu que a sua grande aposta para empreender ainda não existia na princesa do sertão: uma empresa de retratos em polaroid. Foi assim que surgiu a Seu Retrato, em maio de 2020.

       Manuella é fotógrafa e conta que, inicialmente, as polaroids surgiram para presentear as suas clientes. Com o avanço da pandemia e a suspensão dos ensaios, ela percebeu que a ideia era promissora e inovadora na cidade, resolveu investir 400 reais de seu auxílio emergencial e começou de forma amadora, na casa de sua mãe com uma impressora antiga a jato de tinta. Manuella conta que a Seu Retrato foi a ideia que a fez se reconectar com a fotografia novamente. 

“A simples ideia de incluir as polaroids nos ensaios fez eu me sentir novamente dentro da fotografia, sem necessariamente fotografar pessoas. A Seu Retrato proporciona momentos para as pessoas através das próprias lembranças delas, eu continuo produzindo fotografias, mas sem precisar dar um click em um botão”.

A Seu Retrato completou um ano no último 31 de maio e, com o tempo, o serviço se tornou mais profissional e expandiu, ganhou muitos seguidores no Instagram, faz entregas em todo o país e também está presente na Shopee, um site de e-commerce. Quando questionada sobre o crescimento rápido da empresa, a fotógrafa afirma que a programação e o marketing de influência são grandes responsáveis pelo “boom” da loja.

“Eu pego o calendário e vejo as possíveis datas em que eu posso fazer coisas diferentes, porque em dias específicos eu tenho um volume maior de vendas. Então, me apegar ao calendário me ajuda bastante. Além disso, eu sou muito grata a todos os influenciadores que me estenderam a mão. Parceria tanto com influencer quanto com empresa é muito importante.”

Manuella também diz que o processo de humanização da marca foi muito importante para o crescimento. Contar as suas vivências, ter cuidado com cada produto e com o tratamento oferecido, foi crucial para aproximar o cliente e garantir o sucesso da empresa.

Apesar dos frutos muito positivos e rápidos gerados com a empresa, a idealizadora e proprietária não deixa de pontuar o desafio de iniciar um empreendimento na pandemia: a instabilidade. A fotógrafa afirma que, com o prolongamento da pandemia e o corte do auxílio emergencial, já notou diferença nas vendas em relação ao ano passado, que foi muito melhor. Ela também diz que a instabilidade da própria plataforma do Instagram, que é o principal canal de vendas, prejudica a entrega de conteúdo muitas vezes.

A Seu Retrato fez Manuella enxergar a fotografia de outra forma. “Tenho muito orgulho de ainda estar no ramo da fotografia e de estar conseguindo entender qual é o meu propósito. A Seu Retrato me fez perceber que as memórias palpáveis fazem muita diferença.”, diz. Os quadradinhos repletos de valor sentimental já são ponto forte de opção para presente entre os feirenses e Manuella já faz planos para expansão do negócio no pós-pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *