Projeto “Conto Aqui, Conto Ali” seleciona livros para criação de contações de histórias em bairros da Cidade Baixa

Democratizar os bens culturais para a infância da Cidade Baixa soteropolitana. Esta é a finalidade do projeto “Conto Aqui, Conto Ali”, que une literatura, artes cênicas e mediação cultural com foco no público infanto-juvenil e no território.  

As inscrições das obras literárias podem ser realizadas de 09 a 22 de junho através de formulário virtual, disponibilizado no perfil do projeto @contoaquicontoali no Instagram. “Conto Aqui, Conto Ali” foi pensado para acolher, encantar e formar. É uma forma de democratizar o acesso à arte e de afirmar que cultura e educação andam juntas no fortalecimento dos territórios e da identidade, promovendo o intercâmbio entre narrativas escritas por autores e artistas do território. 

A seleção das três obras contempladas será feita por uma comissão formada por profissionais da literatura, das artes cênicas e/ou da educação, com atuação na infância. Para tal, serão considerados os seguintes critérios: diversidade e relevância artístico-cultural, considerando criatividade, inovação e singularidade do texto literário, além da adequação da obra ao público infantil. 

Podem participar autores nascidos ou residentes há pelo menos dois anos em Salvador, com textos em formato de conto voltados ao público infantil. Os escritores selecionados receberão R$ 1.500,00 pela cessão de direitos autorais e pela participação em um dos encontros com o público. O resultado será divulgado no dia 30 de junho, no perfil do projeto e através do e-mail cadastrado.  

Cada contação de história será apresentada gratuitamente em espaços localizados na Península Itapagipana, garantindo a presença do projeto em bairros da região. Num circuito de 08 apresentações, as obras irão circular no período de agosto e setembro de 2025, percorrendo a Varanda Sesi Casa Branca, Escolas Municipais, Hospitais da Cidade Baixa, Biblioteca Municipal Reitor Edgard Santos e no Espaço Cultural Alagados.  

Após as sessões, alguns dos espaços receberão ainda um bate-papo com a equipe do projeto, além de apresentações com recursos de acessibilidade, através da tradução em Libras. Mais do que promover o livro como ponto de partida para a cena, o “Conto Aqui, Conto Ali” afirma a literatura como lugar de afeto, de pertencimento e de partilha. O projeto doará ainda exemplares dos livros selecionados na convocatória às bibliotecas das instituições que irão sediar as contações de histórias.  

 

SERVIÇO: 

O quê: Convocatória de escritores para o projeto “Conto Aqui, Conto Ali”; 

Quando: De 09 a 22 de junho; 

Inscrições: Aqui 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *