Chico Mazzoni reinterpreta o barroco com toque contemporâneo e afro-brasileiro no Museu da Misericórdia
A partir de 1º de agosto, o Museu da Misericórdia da Bahia recebe a exposição Excelsos Excessos – Reciclagem do Barroco, do artista Chico Mazzoni. Com entrada gratuita, a mostra apresenta 28 telas e conta com a participação especial de Goya Lopes.
O barroco ganha novas formas e sentidos na exposição Excelsos Excessos – Reciclagem do Barroco, do artista baiano Chico Mazzoni, que estreia no dia 1º de agosto (quinta-feira), às 18h, no Museu da Misericórdia da Bahia, no Centro Histórico de Salvador. A mostra, com visitação gratuita até 30 de agosto, traz 28 obras que exploram o sagrado, o profano e a ancestralidade afro-brasileira sob uma ótica contemporânea.
Com mais de quatro décadas de carreira, Mazzoni apresenta pinturas que combinam tinta acrílica, baixo relevo e colagens com materiais reciclados, como invólucros de remédio e embalagens de alimentos — elementos que se expandem das telas em busca de tridimensionalidade, como nos excessos do estilo barroco.
A exposição está organizada em três núcleos temáticos: Sagrados, Profanos e Afro-brasileiros. Parte das obras dialoga diretamente com peças originais do acervo do museu, criando contrapontos visuais e simbólicos. O destaque fica por conta da participação inédita da artista Goya Lopes, que exibe duas obras da sua nova série dedicada à cultura afro-brasileira.
SERVIÇO
O que: Excelsos Excessos – Reciclagem do Barroco, de Chico Mazzoni
Onde: Museu da Misericórdia da Bahia (Rua da Misericórdia, 06 – Praça da Sé, Salvador)
Quando: 01/08 (quinta), das 18h às 22h
Visitação: 02 a 30 de agosto
Terça a sexta, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 16h30
Entrada gratuita (o museu não abre aos domingos, segundas e feriados)