Gênero e diversidade sexual são temas de roda de conversa no SEMENTE

A atividade teve como foco principal o papel de desconstrução do docente nas temáticas de gênero e sexualidade              

Por Greice Mara

Ocorreu na terça-feira, 22, no auditório do Pavilhão de aulas reitor Felipe Serpa (PAF I) a primeira roda de conversa da 35ª edição do SEMENTE. O debate sobre gênero e diversidade sexual foi coordenado por Maíra Kubik, professora do departamento de Gênero e Feminismo da UFBA e pesquisadora do NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher). O evento.

O assunto principal da roda de conversa foi o papel da docência nas questões de gênero e sexualidade. Além disso, a demonização da palavra gênero, a marginalização da lésbica em discussões deste tema e a imposição da masculinidade em meninos também foram temas rapidamente explorados.

A problemática do papel da docência no processo de desconstrução das questões de gênero e sexualidade foi discutida principalmente no que diz respeito ao poder de influência do professor dentro e fora da sala de aula. Por isso, Maíra considera importante que se invista em uma formação além da profissional, para que o docente seja cada vez mais capacitado em atender esse tipo de demanda. Deste modo, a educação dos mais jovens seria além da familiar e chegaria ao espaço de ensino.

Durante o debate também foi ressaltada a importância de discussões a respeito da temática dentro e fora do ambiente de ensino – um tema a ser tratado além do embate esquerda versus direita. Foi observado também o fato de que muitas pessoas, a maioria por falta de informação, estarem fechadas para esse tipo de debate. “Parece que quando você está falando de gênero, você está propondo algo perverso”, diz Maíra.

Ao longo da programação do SEMENTE, foram realizadas quatro rodas de conversa que  abordaram temas como Escola Sem Partido e Inteligência Artificial.

O SEMENTE é organizado por uma comissão que envolve representantes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa Criação e Inovação, Pró-Reitoria de Extensão, Coordenação de Instalações de Uso Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O ciclo de atividades propõe uma articulação das interfaces entre as temáticas dos projetos incentivados por programas institucionais de bolsa estudantil: PIBIC, PIBIC-AF, PIBIT, PIBIEX, ACCS, PIBExA, PIBIARTES, PAEXDoc, Projetos Especiais/PROEXT, PROEXT/MEC, Monitoria, PIBID, Programa Permanecer, PET, NUPEL (Núcleo Permanente de Extensão em Letras da Faculdade de Letras) e PROFICI (Programa de Proficiência em Idiomas da UFBA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *